10 coisas para parar de se preocupar se você quiser ser mais feliz

É hora de se importar menos. Sim, isso mesmo. Às vezes, levamos o mundo aos nossos ombros e, em vez de tornar o mundo um lugar melhor, tudo o que acabamos fazendo é criar mais estresse para nós mesmos.

Veja algumas dicas simples para aliviar essa carga mental pesada e se sentir mais leve – em outras palavras, ligar o “f*da-se”.

PARE DE SE PREOCUPAR COM O QUE OS OUTROS PENSAM

Dance ao seu ritmo. Faça o que for preciso, mas não leve em consideração apenas o que os outros pensam – e nem se preocupe demais com eles. É a sua vida, suas decisões e escolhas. Os outros gostam de julgar, e por que você deveria se importar se eles o fazem? Só você se define, as consequências, no fim do dia, cairão sobre a sua vida, não a vida deles. Quando você se importa muito com o que os outros dirão, você vive sua vida por eles e não por si mesmo.

E lembre-se: a maioria das pessoas não está prestando muita atenção. As pessoas passam mais tempo pensando em si mesmas do que pensando nos outros. Se elas estão expressando uma opinião sobre sua vida, provavelmente não é algo que elas tenham pensado muito, mas apenas um pensamento passageiro.

A opinião de outra pessoa muitas vezes não é baseada nas suas crenças e no seu comportamento, mas nas crenças dela. O que é bom para ela pode ser terrível para você, ou vice-versa. Seja quem você quer ser na sua própria perspectiva.

Além disso, é impossível viver de acordo com as expectativas de todos, então não se queime tentando fazer isso. Algumas pessoas podem simplesmente não gostar de você, e não há nada de errado nisso.

PARE DE SE PREOCUPAR COM ERROS DO PASSADO

10 coisas para parar de se preocupar se você quiser ser mais feliz

Todos nós cometemos erros e nos ferramos na vida. É assim que a vida é. Não seja duro com você mesmo. Aceite que todos errem às vezes; isso faz parte da condição humana. Aprenda a perdoar a si mesmo com mais frequência.

Tente enxergar o lado positivo dos seus erros e ver o que você aprendeu com eles. Nem sempre é fácil encontrar, mas com certeza esse lado positivo existe. Através do fracasso, da dor e dos erros, aprendemos. Nós crescemos, amadurecemos e nos tornamos mais compreensivos.

Então, quando você falha ou comete um grande erro que potencialmente lhe custa tempo, dinheiro ou relacionamentos, pense no lado positivo.

PARE DE SE PREOCUPAR COM A POSSIBILIDADE DE FALHAR

10 coisas para parar de se preocupar se você quiser ser mais feliz

Ter medo do fracasso é consequência da sua forma de enxergar o fracasso. Se você enxergar que o fracasso é sempre uma possibilidade, ficará permanentemente infeliz. É por isso que muitas pessoas desistem de seus sonhos e objetivos antes de tentar, afinal, se você desistiu, não falhou.

Mas você pode enxergar o fracasso em outra perspectiva. Por exemplo: fracassar pode ser desistir. E, se esse for o caso, o simples fato de você não ter desistido já é uma prova de que você não falhou.

Veja o fracasso como uma curva de aprendizado, um processo de tentativa e erro. Veja o fracasso como um colega de trabalho – ele não é tão importante na sua vida, a menos que você permita que seja.

PARE DE SE PREOCUPAR COM O QUE VOCÊ NÃO TEM

10 coisas para parar de se preocupar se você quiser ser mais feliz

Nós nos concentramos no que não temos e acabamos nos sentindo completamente carentes. Qual é o sentido disso?

Tente, por exemplo, se concentrar nos pontos positivos do que você tem; e nos pontos negativos do que você não tem. Por que você quer se torturar com todas as coisas que você não tem?

Esse tipo de pensamento não será nada produtivo. Faça uma lista de todas as coisas em sua vida que você aprecia. O que você tem é o suficiente.

PARE DE SE PREOCUPAR DEMAIS COM O FUTURO

10 coisas para parar de se preocupar se você quiser ser mais feliz

Podemos enlouquecer nos preocupando com o que pode acontecer no futuro. Ninguém pode prever o futuro, e não há sentido em se torturar desnecessariamente sobre coisas que podem nunca acontecer. Lembre-se de que esse tipo de preocupação é energia desperdiçada e, então, se distraia. Enfrente a preocupação de frente – se você pode fazer alguma coisa no momento presente, vá em frente. Se não, pare de se preocupar.

Aliás, tenha confiança de que as coisas vão funcionar a seu favor. Tenha confiança na sua capacidade de lidar com a adversidade. Como é quase impossível prever com precisão o futuro, podemos nos inclinar à positividade. Pensar positivamente pode realmente ajudar você a ter um desempenho melhor e, portanto, evitar o que quer que esteja preocupado.

“EU SEREI FELIZ QUANDO…”
10 coisas para parar de se preocupar se você quiser ser mais feliz

Quando acreditamos que só seremos felizes quando algo específico se realizar, nós colocamos nossa vida em espera até que o evento aconteça, e isso é um desperdício precioso de momentos incríveis. Viva mais o momento se preocupe menos em ser feliz no futuro. Decida ser feliz agora. Felicidade não é um destino, é a estrada.

PARE DE SE ARREPENDER TANTO

10 coisas para parar de se preocupar se você quiser ser mais feliz

O arrependimento é uma parte da vida. O passado não pode ser desfeito, por isso vale a pena olhar para o que você fez na vida de uma maneira filosófica. É sério! Você aprendeu alguma coisa com isso? Se você aprendeu a nunca fazer isso novamente ou tentar uma abordagem diferente, acabou tendo um resultado positivo. Aceite o que aconteceu antes, faça concessões por erro humano e siga em frente.

PARE DE SE PREOCUPAR COM A REJEIÇÃO

10 coisas para parar de se preocupar se você quiser ser mais feliz

Nós temos tanto medo de rejeição que ficamos em nossas zonas de conforto e nunca nos arriscamos. Corra o risco de ser vulnerável. Quanto mais você se esconde por medo, mais o medo crescerá.

Mostre a si mesmo que você pode expressar seus sentimentos e viver com as consequências.

Você vai vencer o medo da rejeição dessa maneira e se sentirá mais despreocupado. Mesmo que o resultado não seja o esperado, você logo perceberá que não foi tão ruim quanto você previa e que você pode lidar com isso. Seja corajoso e veja a vida como uma aventura.

PARE DE SE PREOCUPAR COM A EXPECTATIVA DA SOCIEDADE

10 coisas para parar de se preocupar se você quiser ser mais feliz

“Você precisa ser forte para ser feliz, você precisa ser magro para ser feliz! Você precisa ser rico, precisa ter sucesso, precisa ser bonito…”. Pare de se preocupar com essas coisas.

Quando você gosta e aceita a si mesmo como é, não precisa se provar para ninguém. A perfeição não existe, e a sociedade alimenta essa ideia porque a busca da perfeição nos faz consumir mais produtos e serviços. Então, tente não levar isso a sério.

Ame a si mesmo, com imperfeições e tudo mais. Auto-aceitação é a verdadeira liberdade.

PARE DE SE PREOCUPAR DEMAIS EM SER O MELHOR EM TUDO

10 coisas para parar de se preocupar se você quiser ser mais feliz

Nós vivemos em um mundo competitivo, e é até saudável querer melhorar e crescer como pessoa. No entanto, o nosso comportamento se torna extremamente prejudicial quando internalizamos que somos bons o suficientemente. Sempre desafie esse tipo de pensamento. O que é ser “bom o suficiente”?

Onde está o livro de regras internacionais que esclarece o que é ser “bom o suficiente”? Se você se sentir feliz com quem você é, onde você está e até onde chegou, isso é tudo o que importa.

Todos nos preocupamos desnecessariamente e, por isso, criamos um conflito interior insustentável. Sempre que essa batalha acontecer, se lembre dos 10 pontos acima e boa sorte!

Fonte: MHM


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *