5 maneiras de lidar com pessoas que sempre pensam que estão certas

Novas pesquisas sugerem como lidar com pessoas que sempre precisam estar certas.

Seu relacionamento com pessoas que sempre insistem em estar certas pode revelar-se um desafio, especialmente quando você não tem como escapar de ter que lidar com elas.

Talvez você tenha um parente que está constantemente afirmando seu ponto de vista, mesmo quando você sabe que ele está errado. Ele pode tanto tentar desgastar você com argumentos quanto dizer na frente de todos como você deve viver sua vida. Você está pensando em mudar o seu penteado, e ele insiste que você precisa deixar o cabelo curto, mesmo que você queira manter suas longas madeixas como parte de sua aparência. Ele prossegue explicando a você, no mais ínfimo e irritante nível de detalhe, que você realmente ficaria melhor se livrando dos 15 centímetros que levou tanto tempo para deixar crescer. Como você pode lidar com essa situação sem perder a paciência, mas ainda assim manter sua posição?

Novas pesquisas sobre inteligência emocional e transtornos de personalidade sugerem que pessoas com certos tipos de traços provavelmente não têm a consciência interpessoal necessária para controlar seus excessivos impulsos de controle.

Marta Krajniak e colegas de Fairleigh Dickinson (2018) realizaram um estudo de questionário sobre a relação entre sintomas de transtorno de personalidade e inteligência emocional em uma amostra de estudantes do primeiro ano, com a intenção de examinar os fatores de personalidade que predizem a adaptação na faculdade. Embora sua pesquisa tenha focado especificamente em questões relacionadas à adaptação universitária, suas descobertas fornecem sugestões intrigantes sobre as maneiras pelas quais as pessoas que tentam dominar todos os outros com suas próprias visões do mundo podem dificultar a vida de todos, inclusive de si mesmos.

A equipe de pesquisa de Fairleigh Dickinson usou medidas padrão para avaliar a inteligência emocional como uma característica ou disposição duradoura. Como tal, eles definiram inteligência emocional como “a capacidade de um indivíduo de experimentar, atender, processar, compreender, regular e raciocinar sobre informações carregadas de influência em si e nos outros”. (p. 1161) Em outras palavras, as pessoas com inteligência emocional alta devem ser capazes de ajustar seus próprios comportamentos àquelas das pessoas com as quais estão, em vez de insistir em ter as coisas à sua maneira. Seu parente opinativo seria, nesse contexto, alguém com pouca inteligência emocional, porque ele não consegue reconhecer e respeitar seu ponto de vista.

Os estudantes universitários com alto nível de inteligência emocional deveriam, segundo os autores, ser mais capazes de se adaptar à faculdade. No entanto, eles serão prejudicados neste processo se também possuírem alto transtorno de personalidade. Indivíduos com transtornos de personalidade, eles observam, seriam “inflexíveis em sua interpretação e respostas a situações”. (p. 1161) No entanto, se as pessoas com transtornos de personalidade tiverem inteligência emocional elevada, elas poderão superar os desafios apresentados por seus próprios traços de personalidade destrutivos. Embora os indivíduos com transtorno de personalidade enfrentassem dificuldades de adaptação da faculdade, esses problemas poderiam ser amenizados se também conseguissem manter níveis saudáveis de inteligência emocional.

Você pode estar pensando que ter um transtorno de personalidade impediria uma pessoa de ter alta sensibilidade interpessoal. No entanto, pense na capacidade de um indivíduo com transtorno de personalidade antissocial perceber o que as outras pessoas estão pensando e sentindo e, então, ser capaz de manipulá-las com base nisso. Da mesma forma, uma pessoa com altos traços de transtorno de personalidade paranoica poderia estar altamente sintonizada com as motivações e sentimentos das pessoas que ela acredita que tentará tirar proveito dela.

Para testar o modelo, Krajniak e seus colegas examinaram primeiro as correlações entre as pontuações da escala do transtorno de personalidade e a medida de característica da inteligência emocional. Reconhecendo que a inteligência emocional não é uma construção unitária, sua escala avaliou os participantes sobre os quatro fatores distintos da inteligência emocional que influenciaram a autoestima geral, a impulsividade, as habilidades de relacionamento e a sociabilidade.

Os resultados revelaram que, entre seus 246 alunos do primeiro ano (74% do sexo feminino), quase todas as pontuações da escala de transtornos de personalidade estavam negativamente relacionadas à inteligência emocional. Surpreendentemente, porém, a inteligência emocional não desempenhou nenhum papel em afetar a relação entre as pontuações do transtorno de personalidade e a medida do resultado da adaptação universitária. Houve algumas variações nos dados com base no transtorno de personalidade específico e no fator específico de inteligência emocional. O quadro geral que emerge, no entanto, é que as pessoas com altos traços de transtorno de personalidade têm uma inteligência emocional mais fraca. Mesmo o tipo antissocial, com sua habilidade de ler as emoções dos outros, provavelmente sofrerá com a queda de altos níveis de impulsividade.

Voltando à questão de lidar com pessoas que sempre acham que estão certas e não têm problemas em dizer isso, os resultados do estudo de Fairleigh Dickson sugerem que sua baixa inteligência emocional poderia se relacionar, pelo menos em parte, com uma ou outra forma de transtorno de personalidade. Portanto, envolver-se em discussões intermináveis com elas provavelmente será frustrante, se não contraproducente.

Aqui, então, há dicas para ajudá-lo a regular suas próprias emoções quando esse comportamento estiver tornando sua vida desagradável:

1. Não se esforce demais ao diagnosticar o transtorno de personalidade da pessoa. Você poderia acreditar que apenas um narcisista enxergaria a vida a partir de sua própria perspectiva, de modo que o indivíduo argumentativo deve claramente ter esses traços egoístas.

Também é provável, baseado no estudo de Krajniak, que o indivíduo possua outros traços de transtorno de personalidade, mas como os relacionamentos não são perfeitos, talvez a pessoa não tenha nenhum transtorno de personalidade.

2. Reconheça que o comportamento do indivíduo decorre da baixa inteligência emocional. Entender o papel da inteligência emocional nas relações interpessoais é o primeiro passo para lidar com pessoas que não têm essa qualidade. Com esse reconhecimento, você pode ver que talvez precise ser mais aberto do que gostaria, ao deixar que a pessoa saiba como você se sente, do que faria com alguém que é mais sensível à sensibilidade emocional.

3. Não fique abalado. É certamente agravante ter que defender seus próprios pontos de vista e preferências em face da contínua oposição. Porém, se você mostrar que pode ser emocionalmente inteligente controlando suas próprias reações, pode estar dando um bom exemplo para essa outra pessoa seguir no futuro.

4. Coloque o espelho para si mesmo antes de concluir que a culpa é da outra pessoa. As pessoas que estão constantemente tentando mostrar que estão certas e que você está errado naturalmente farão com que você se sinta na defensiva. É possível que haja um pouco de verdade no que você está ouvindo, então tente decidir se talvez você é quem realmente precisa mudar.

5. Mantenha as linhas de comunicação abertas. Não é divertido estar com alguém que faz você se sentir constantemente inadequado, e você pode decidir apenas ficar longe dessa pessoa completamente. No entanto, você pode não ter escolha. Tente encontrar um terreno comum com as pessoas que fazem parte da sua família, do seu local de trabalho ou dos seus vizinhos. É possível que você se encontre concordando com mais frequência do que imaginava.

As pessoas que pensam que estão certas o tempo todo e que não hesitam em mostrar isso a você podem fornecer seus maiores desafios interpessoais. No processo de aprender a lidar com elas, sua própria inteligência emocional e sua satisfação continuarão crescendo e se aprofundando.

***

Referências

Krajniak, M. I., Pievsky, M., Eisen, A. R., & McGrath, R. E. (2018). The relationship between personality disorder traits, emotional intelligence, and college adjustment. Journal of Clinical Psychology, 74(7), 1160-1173. doi:10.1002/jclp.22572

***

Esse material é uma tradução livre da CONTI outra. Do original 5 Ways to Handle People Who Always Think They’re Right, escrito por Susan Krauss Whitbourne Ph.D.


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *