8 benefícios que seu corpo terá quando você beber suco de couve

O suco de couve traz diversos benefícios à saúde porque a couve é rica em antioxidantes que protegem contra diversas tipos de câncer, cálcio, fundamental para a formação dos ossos, ferro, que combate a anemia, e também vitaminas C, K e B6, que desempenham um papel muito importante em diversas funções do organismo, como coagulação sanguínea e melhora da imunidade. Além disso, a couve é uma excelente fonte de fibras, que aumentam a saciedade e ajudam a emagrecer. Conheça 8 fantásticos benefícios do suco de couve que talvez você não conheça.

8 benefícios do suco de couve para sua saúde

Melhora os sintomas da gastrite

O suco de couve puro pode ser usado para auxiliar o tratamento de gastrite e úlceras estomacais, pois tem ação anti-inflamatória, calmante e cicatrizante, além de ser rico em fibras que protegem a mucosa gástrica contra a acidez. Assim, o suco de couve contribui para aliviar e acalmar a inflamação do estômago (gastrite), amenizando os sintomas da gastrite, como dor e arrotos.

Ajuda a prevenir diversos tipos de câncer

A couve contém compostos fenólicos, um grupo de substâncias antioxidantes que diminui a proliferação de células cancerígenas, contribuindo assim para reduzir o risco de diversos tipos de câncer, sobretudo de pulmão, intestino, próstata, rim e ovário.

Os antioxidantes são muito importantes porque neutralizam os radicais livres, que são moléculas instáveis que circulam pelo corpo e danificam as células, favorecendo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, câncer, processos inflamatórios e degenerativos.

No entanto, para usufruir das propriedades anticancerígenas da couve, o vegetal deve ser consumido cru, que é a forma indicada para preparar o suco.

Combate o envelhecimento precoce

Outro efeito nocivo dos radicais livres é o envelhecimento precoce e a couve possui diversas substâncias que atuam contra os efeitos desses agentes oxidantes, como os compostos fenólicos, a vitamina C e o manganês.

Previne doenças cardiovasculares

O consumo frequente de couve diminui a concentração de homocisteína no sangue, um aminoácido que em altas concentrações eleva o risco de doenças cardiovasculares.

Melhora o funcionamento do intestino

O suco de couve é rico em fibras que favorecem a passagem do bolo fecal pelos intestinos, melhorando o trânsito intestinal e prevenindo assim a prisão de ventre. Além disso, as fibras fazem um limpeza no organismo, atuando como “buchas” ou “lixas” ao longo do trajeto dos intestinos, eliminando toxinas e desintoxicando o corpo.

Ajuda a emagrecer

As fibras do suco de couve aumentam a sensação de saciedade, ou seja, ajudam a controlar o apetite e diminuir as porções nas refeições. Outro benefício das fibras para emagrecer é que elas retardam a absorção dos carboidratos (açúcares), ajudando a impedir que sejam absorvidos rapidamente e armazenados sob a forma de gordura.

Auxilia o tratamento e a prevenção da anemia e osteoporose

Apesar do ferro presente na couve não ser tão bem absorvido como aquele encontrado nos alimentos de origem animal, a couve tem a vantagem de fornecer o ferro juntamente com a vitamina C, que facilita o aproveitamento do mineral pelo organismo. O ferro é essencial para a fabricação dos glóbulos vermelhos e previne anemias de origem nutricional.

Para combater a osteoporose, o suco de couve fornece boas doses de cálcio, um mineral essencial para manter os ossos fortes e saudáveis, atuando tanto na formação dos ossos como na manutenção da massa óssea.

Fortalece as defesas do organismo

A vitamina C protege o organismo contra infecções, enquanto que a vitamina B6, também presente na couve, favorece o bom funcionamento do sistema imunológico.

Via Saúde no Clique


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *