9 maneiras simples de melhorar sua saúde mental

A saúde mental é muito mais que um diagnóstico.

É o seu bem-estar psicológico geral – a maneira como você se sente em relação a si mesmo e aos outros, bem como à sua capacidade de gerenciar seus sentimentos e lidar com as dificuldades do dia a dia.

E enquanto cuidar da sua saúde mental pode significar procurar apoio profissional e tratamento, isso também significa tomar medidas para melhorar a sua saúde emocional por conta própria.

Fazer essas mudanças valerá a pena em todos os aspectos da sua vida. Elas podem aumentar o seu humor, construir resiliência e aumentar o prazer geral da vida:

Dicas para melhorar sua saúde mental

1. Diga algo positivo a si mesmo

Pesquisas mostram que a maneira como você pensa sobre si mesmo pode ter um efeito poderoso sobre como você se sente. Quando percebemos a nós mesmos e nossa vida negativamente, podemos acabar vendo as experiências de uma maneira que confirme essa noção.

Em vez disso, pratique o uso de palavras que promovam sentimentos de autoestima e poder pessoal.

Por exemplo, em vez de dizer: “Sou um perdedor. Eu não vou conseguir o emprego porque fui mal na entrevista”, tente, “Eu não fui tão bem na entrevista quanto gostaria, mas isso não significa que não vou conseguir o emprego.”

2. Escreva algo pelo qual você é grato

A gratidão tem sido claramente associada à melhoria do bem-estar e da saúde mental, bem como à felicidade.

O método mais indicado por pesquisas para aumentar os sentimentos de gratidão é manter um diário de gratidão ou escrever uma lista diária de gratidão.

Geralmente, contemplar a gratidão também é eficaz, mas você precisa praticar regularmente para obter benefícios a longo prazo.

Encontre algo para ser grato, deixe encher seu coração e se aqueça nesse sentimento.

3. Concentre-se em uma coisa (no momento)

Estar consciente do momento presente nos permite abandonar emoções negativas ou difíceis de experiências passadas que nos sobrecarregam.

Comece trazendo consciência para atividades de rotina, como tomar um banho, almoçar ou caminhar para casa. Prestar atenção às sensações físicas, sons, cheiros ou gostos dessas experiências ajuda você a se concentrar.

Quando sua mente vagar, apenas traga ela de volta para o que você está fazendo.

4. Faça exercícios

Seu corpo libera endorfinas que aliviam o estresse e estimulam o humor antes e depois do treino, e é por isso que o exercício é um poderoso antídoto contra o estresse, a ansiedade e a depressão.

Procure pequenas maneiras de adicionar atividade ao seu dia, como subir as escadas em vez do elevador ou fazer uma curta caminhada.

Para obter o maior benefício, procure fazer pelo menos 30 minutos de exercício diário e tente fazê-lo ao ar livre. A exposição ao sol ajuda o corpo a produzir vitamina D, o que aumenta o nível de serotonina no cérebro.

Além disso, o tempo na natureza é um redutor de estresse comprovado.

5. Faça uma boa refeição

O que você come nutre seu corpo inteiro, incluindo seu cérebro.

Os carboidratos (em quantidades moderadas) aumentam a serotonina, uma substância química que demonstrou ter um efeito calmante no seu humor. Alimentos ricos em proteínas aumentam a noradrenalina, a dopamina e a tirosina, que ajudam a mantê-lo alerta.

E vegetais e frutas são carregados de nutrientes que alimentam todas as células do seu corpo, incluindo aquelas que afetam os químicos cerebrais reguladores do humor.

Inclua alimentos com ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 (encontrados em peixes, nozes e semente de linhaça). Pesquisas mostram que esses nutrientes podem melhorar o humor e restaurar a integridade estrutural das células cerebrais necessárias para a função cognitiva.

6. Abra-se para alguém

Saber que você é valorizado pelos outros é importante para ajudá-lo a pensar de maneira mais positiva.

Além disso, ser mais confiante pode aumentar seu bem-estar emocional, pois, à medida que você fica melhor em encontrar os aspectos positivos em outras pessoas, você se torna melhor em reconhecer os seus próprios.

7. Faça algo por outra pessoa

Uma pesquisa mostra que ser útil para os outros tem um efeito benéfico sobre como se sente em relação a si mesmo. Ser útil e gentil – e valorizado pelo que você faz – é uma ótima maneira de aumentar a autoestima.

O significado que você encontra ao ajudar os outros enriquecerá e expandirá sua vida.

8. Faça uma pausa

Naqueles momentos em que tudo parece ser demais, afaste-se e faça qualquer coisa, menos o que quer que esteja estressando você, até se sentir um pouco melhor.

Às vezes, a melhor coisa a fazer é um simples exercício de respiração: feche os olhos e faça 10 respirações profundas. Para cada uma, conte até quatro ao inspirar, segure por quatro e depois expire por mais quatro.

Isso funciona maravilhas quase que imediatamente.

9. Vá para a cama na hora certa

Um grande corpo de pesquisa mostrou que a privação do sono tem um efeito negativo significativo no seu humor. Tente ir para a cama no mesmo horário e pratique bons hábitos para dormir melhor.

Isso inclui desligar as telas por pelo menos uma hora antes de dormir, usar sua cama apenas para dormir ou relaxar, e deixas as bebidas com cafeína somente para a manhã.

Dicas para melhorar sua saúde mental

Comece hoje. Você tem o poder de dar passos positivos agora para melhorar sua resiliência e saúde emocional. Não espere até que esteja em crise para tornar sua saúde mental uma prioridade.

Além disso, é mais fácil formar novos hábitos quando está se sentindo forte. Você pode implementar esses hábitos quando mais precisar deles.

Escolha algo deste artigo que ressoe com você e experimente. Depois, tente outra coisa.

Implementar lentamente rotinas, hábitos e padrões regulares ajudará você a se sentir melhor através de mudanças graduais.

Fonte: Awebic


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *