As 7 frases manipuladoras mais comuns e como rebatê-las

Ninguém manipula outra pessoa com boas intenções, entretanto, frases manipuladoras geralmente são interpretadas como provas de amor ou preocupação. O pior de tudo é que a sua capacidade de se camuflar como carinho pode torná-la uma das formas mais insidiosas de abuso.

“Só porque algo não seja totalmente mentiroso, não significa que seja verdade. Um mentiroso sabe que é um mentiroso, mas aquele que conta apenas partes da verdade a fim de enganar os outros, esse é um mestre da destruição”, escreveu Criss Jami.

Não permita que a sua vida seja envenenada pelas palavras doces de um manipulador. Apoie-se firmemente no seu senso de controle e faça suas próprias escolhas. Se a manipulação se tornar frequente, considere o término do relacionamento. A manipulação não é baseada apenas no controle sobre o outro, ela esconde um fundo de egoísmo exacerbado.

Existem algumas linhas comuns de pensamento que os manipuladores gostam de explorar para obter o que eles querem. A seguir estão as 7 frases manipuladoras mais comuns em conjunto com respostas lógicas que buscam a autopreservação:

1. Veja o que você me fez fazer! 

Resposta lógica: Eu não tenho o poder de obrigar você a fazer nada. Você escolheu reagir da forma que reagiu, então precisa assumir a responsabilidade pelas suas próprias ações porque eu não posso fazer isso por você.

2. Como você ainda pode estar com raiva de mim, mesmo depois de eu ter comprado aquele colar lindo para você? 

Resposta lógica: Meu perdão não pode ser comprado com dinheiro. Você foi muito gentil em fazer isso, no entanto, se este colar é para comprar o meu perdão, ele não é um presente, mas sim um suborno, pode pegá-lo de volta se quiser.

3. Deixe-me verificar seu telefone, com quem você esteve falando? Não é que eu não confie em você, é nas outras pessoas que eu não confio.

Resposta lógica: Você não tem que confiar nas outras pessoas. Você tem que confiar apenas em mim para ser fiel e honesto. Quando você se comporta dessa maneira, presume que eu seja uma pessoa muito fraca ou trapaceira e eu não sou nenhuma das duas.

4. Eu quero que você fique em casa porque isso é o melhor para os nossos filhos, eu só quero protegê-la.

Resposta lógica: A melhor coisa para os meus filhos é ter uma mãe feliz. A escolha de trabalhar ou ficar em casa é minha, e ao fazer o que me faz feliz estou ensinando nossos filhos a ter autonomia sobre suas próprias vidas. Você está me forçando a viver um estilo de vida que eu não quero, será que eu não posso ao menos cuidar de mim? Ou ter controle sobre a minha própria vida?

5. Estou fazendo o que é o melhor para nós dois.

Resposta lógica: O melhor para nós dois é tomar decisões como um casal. O melhor para mim é ter a minha opinião ouvida e respeitada. Será que o seu jeito de fazer as coisas é o melhor para nós ou é o melhor só para você?

Se você está tendo pensamentos de auto-agressão ou suicídio, é preciso que você consulte um psicólogo. Já fiz minhas escolhas e expliquei as razões pelas quais estou o deixando, não irei voltar atrás na minha decisão.

7. Eu sei que você não quer ter filhos agora, mas nós podemos pelo menos tentar? Eu só quero ter uma família.

Resposta lógica: Uma família pode assumir várias formas diferentes, mas o traço comum entre elas é o sentimento de respeito mútuo. Eu tenho o direito de escolher quando teremos um filho, avisarei quando estiver pronta.

Da mesma forma que CJ Roberts escreveu em seu livro (Seduzida na escuridão): “Eu venho fazendo isso há muito tempo, manipulo as pessoas para obter o que quero e é por isso que você pensa que me ama, porque eu a destruí e a reconstruí novamente fazendo-a acreditar nisso; não foi um acidente. Quando você me deixar, perceberá a verdade”. Às vezes é preciso se afastar da pessoa manipuladora para perceber o que realmente está acontecendo, outras vezes tomar uma posição mais firme basta para resolver o problema, no entanto, se a manipulação continuar, não hesite em sair dela, pois só você tem o direito de controlar a sua vida.

 

Fonte: Psiconlinews


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *