Proteína vegetal da ervilha oferece mesmos níveis nutricionais da carne

Se você aderiu a ideia de se tornar vegetariano, ou vegano, com certeza você já deve ter feito uma pesquisa aprofundada sobre os alimentos que possam substituir as proteínas da carne.
Com facilidade você pode encontrar, em meio as suas pesquisas, informações sobre os legumes e os grãos como sendo os alimentos mais ricos em proteínas e que podem ser ingeridos no lugar da carne.

Mas você também tem a opção de comer os alimentos industrializados, com insumos que substituem a carne, alimentos esses que tem como ingrediente principal a soja. Os alimentos naturais acabam não oferecendo muitas opções de variação no cardápio.
E foi justamente por isso que os cientistas se aprofundaram em pesquisas com diversos alimentos para investigar quais deles possuem a capacidade de substituir a proteína animal. Em meio a essas pesquisas, descobriram que a ervilha é um grão muito carregado de proteínas, portanto, um excelente alimento para ser substituir a carne.
Quais são os benefícios da proteína da ervilha?
A ervilha possui uma proteína que concentra aminoácidos como valina, arginina e metionina em maiores quantidades das encontradas na soja. Além disso, ela contém ácido alfa, que ajuda a aumentar os níveis de glutationa, um poderoso desintoxicante e antioxidante que melhora o sistema imune e ajuda fortalecer a saúde contra doenças respiratórias no inverno, incluindo gripes e alergias.

Veja alguns de seus benefícios:

1. Hipoalérgico
Quando uma pessoa ingere muito a proteína vinda do ovo, caseína, soja ou do Whey Protein pode acabar desenvolvendo uma alergia pela ingestão de uma grande quantidade de proteína ou até mesmo intolerância por esses tipos de alimentos. Já a ervilha pode ser consumida normalmente, pois ela não causa alergias e nem mesmo intolerâncias.

2. Digestão lenta
A ervilha quando ingerida, possui um processo de digestão lento que faz com que a pessoa demore mais para sentir fome. Isso acontece porque a ervilha contém hormônios que proporcionam saciedade por mais tempo, o que auxilia muito para perder peso e manter uma alimentação saudável.

3. Baixo carboidratos
Se você optou por fazer uma dieta na qual não seja permitida comer carboidratos, saiba que a ervilha é o melhor alimento para investir. Cada colher de ervilha contém 2 gramas de carboidrato e 2 gramas de fibra, o que ajuda a controlar e limitar o açúcar no sangue.

4. 0% de gorduras e colesterol
A proteína da ervilha é considerada 100% natural e pode ser ingerida principalmente para pessoas que procuram uma dieta em que os alimentos tenham 0% de gordura e 0% de colesterol.

5. Não causa inchaço
Por não conter nada de lactose e nem mesmo de glúten, a ervilha não causa inchaço em quem a ingere na busca da sua proteína natural.

6. Ótima para quem pratica atividades físicas
Se você está em busca de um físico perfeito, saiba que a ervilha ajuda a dar mais disposição para se exercitar e praticar atividades físicas. Ela também ajuda os músculos a se recuperarem após o treino estabilizando a tensão muscular.

Como você pode ver, a ervilha é um alimento totalmente natural e que pode ser consumido sem problema e por qualquer pessoa. Ela é riquíssima em proteínas e pode sim ser usada para substituir a carne em uma dieta vegetariana.

Sem contar que ela auxilia muito no emagrecimento e para pessoas que buscam por uma alimentação mais saudável. Então, se você não consome carne, precisa manter os mesmos níveis nutricionais em sua dieta. A proteína vegetal da ervilha pode te ajudar nessa questão e ainda promover diversos outros benefícios à sua saúde.

Texto de Andreia Silveira, do site Plano de Saúde.

Comentários

Comentários

Sobre o autor

Vida em Equilíbrio

Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.