O que é Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade TDAH (DDA)?

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neuropsicológico, de causas genéticas, que aparece na infância, sendo a síndrome mais comum em crianças e adolescentes. Está associado a disfunções no córtex pré-frontal, dentre outras áreas do cérebro correlacionadas com a ação de alguns neurotransmissores envolvidos em processos cognitivos que necessitem de ativação da vigilância para processos de aprendizado e atenção.

Sintomas: Muitas vezes é confundido com falta de limites e regras delimitadas por parte dos pais e/ou educadores em âmbito escolar (bem como em outros contextos), que observam determinados problemas comportamentais como: falta de concentração (vive no “mundo da lua”), transtornos de tiques, desatenção, inquietude (“motor ligado” 24 horas por dia), impulsividade, dificuldade em obedecer regras e conseqüentemente problemas de relacionamento envolvendo limites estabelecidos socialmente.

Também estão inclusos os esquecimentos, desorganização e dificuldades em concluir tarefas. Se não for devidamente tratado, o TDAH acompanha o indivíduo até a idade adulta e possui a capacidade de causar outras comorbidades. O diagnostico somente poderá ser feito por um profissional da Psicologia ou Neuropsiquiatria que organizará o tratamento que incluem medicação e psicoterapia.

Texto de Soraya Rodrigues de Aragao

Fonte: http://www.sorayapsicologa.com


Soraya Rodrigues de Aragao

Psicóloga, Psicotraumatologista, Expert em Medicina Psicossomática e Psicologia da Saúde. Escritora e palestrante. Autora do livro Fechamento de ciclo e renascimento.Sites: www.sorayapsicologa e www.alquimiadavida.org/livros

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *