Cremes para remoção de tatuagens realmente funcionam?

É possível que você já tenha ouvido falar a respeito de um creme para remoção de tatuagem. Na verdade, tratou-se de uma novidade há alguns anos, o marketing desses produtos trazia a promessa de uma solução rápida, sem dor e barata quando comparada ao tratamento a laser.

Infelizmente não é incomum o arrependimento após fazer uma tatuagem. Entretanto, elas são feitas para serem permanentes – como a tinta é colocada abaixo da camada superior da pele, a remoção completa é difícil. Ou seja, não há solução realmente rápida para isso.

E, segundo o médico Lawrence E. Gibson, não há evidências de que os cremes para remoção de tatuagens funcionem.

Na melhor das hipóteses, o creme pode desbotar ou clarear uma tatuagem. Ela permanecerá visível, no entanto, e irritação da pele e outras reações são possíveis.

Como funcionam?

A maioria dos cremes para remoção de tatuagem presentes no mercado contém em sua fórmula de produtos químicos como ácido kójico, hidroquinona, alfa-arbutin e ácido tricloroacético (TCA), eficazes na remoção de pequenas manchas e tratamentos para remover rugas.

No geral, existem dois tipos: os cremes que agem como um agente clareador e os que descascam a camada de pele.

Os cremes à base de hidroquinona branqueiam a área aplicada. Os compostos por TCA não têm como objetivo alcançar a tinta na pele, mas sim a própria pele. Uma vez que a camada superior é removida, uma pele nova é gerada. Na teoria, quanto mais sua pele for removida e substituída por uma nova, a tatuagem será removida.

Em suma:

Cremes só penetram superficialmente na pele e não conseguem atingir as camadas mais profundas, onde de fato estão depositados os pigmentos da tatuagem. Sendo assim, como podem funcionar?

Conforme Gibson esclarece, na melhor das hipóteses, o que pode ocorrer com a utilização de cremes destinados a remover tatuagem é um clareamento da mesma, e eles ainda podem causar efeitos colaterais – como queimaduras, irritação na pele e cicatrizes.

Quando você leva em conta que eles não são tão baratos assim e que a maioria sugere “uso de longo prazo” para melhores resultados, talvez seja melhor abandonar a ideia.R

Se você estiver interessado em remover tatuagens, não tente fazê-lo sozinho, recomenda Gibson. Pergunte ao seu dermatologista sobre cirurgia a laser ou outras opções. [MayoClinicRemoverTattoo]

Via: Hypescience


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *