7 problemas e doenças que você pode ter por conta do isolamento social

Claro que todo mundo tem os seus dias de “bad”, aqueles em que você está triste por algum motivo e decide recusar os convites para sair, para poder ficar em casa sozinho curtindo um momento de tristeza. Todos nós precisamos passar um tempo curtindo a nossa própria companhia, mas esse comportamento constante de isolamento social pode afetar a nossa saúde.

Estudos já comprovaram que a falta de comunicação pode ser tão prejudicial à saúde, quanto fumar 15 cigarros de uma vez. E a lista de efeitos negativos inclui desde a demência, depressão e até problemas cardíacos. Nesse caso, é bom saber os perigos e doenças que podemos evitar mantendo relacionamentos próximos e saudáveis. Ter boas amizades, além de nos fazer mais felizes, ainda nos ajudam a ter uma qualidade de vida melhor e maior.

1 – Diminuição da expectativa de vida

Se você tem bons amigos, é bem provável que possa viver sem grandes problemas de saúde até os 90 ou 100 anos de idade. E a ausência de amizades diminui consideravelmente esse número para cerca de 70 anos, que é a expectativa de vida média da população. Esse fator fica ainda mais evidente na idade avançada, onde a quantidade e qualidade de amigos é ainda mais importante.

Para os indivíduos com comportamento misantrópico ou antissocial é uma boa alternativa procurar construir relações afetivas enquanto ainda possuem disposição e tempo. A não ser, é claro, que os seus planos não incluam ter uma vida longa.

2 – Demência senil

Talvez essa seja uma das consequências mais assustadoras, mas que felizmente pode ser evitada facilmente. Segundo cientistas holandeses, estudos revelaram uma conexão entre o desenvolvimento de demência e o tamanho do círculo social e de interação. De acordo com a pesquisa, o risco de demência é 2 vezes menor em pessoas socialmente ativas. Pense nisso na próxima vez que estiver muito preguiçoso para sair e encontrar os seus amigos.

3 – Obesidade e diabetes

Ao evitar sair de casa, naturalmente se ganha peso. No entanto, isso acontece silenciosamente e com o tempo. Logo, acabamos muitas vezes nem percebendo isso. Mas estudos científicos já provaram a ligação direta entre a falta de ânimo para socializar com a obesidade, e que muitas vezes pode levar ainda ao desenvolvimento da diabetes.

E existe uma explicação muito simples para esse padrão. Muitas pessoas tendem a compensar a solidão com comidas, que muitas vezes não são nada saudáveis. E a comunicação intensa e interação social não só diminuem o ganho de peso, como também aceleram o metabolismo.

4 – Problemas cardíacos

Quem diria que o isolamento social poderia afetar o nosso sistema cardiovascular? Mas cientistas de Chicago identificaram uma ligação entre o comportamento antissocial com problemas cardíacos. Resumindo, as conclusões dos cientistas afirmam que, quanto menos você se comunica e tem contato com a luz de ambientes externos, mais desvios cardiovasculares você pode ter. E essas mudanças estão relacionadas principalmente à frequência cardíaca. Estatísticas de pesquisadores da Suécia apontam que os solteiros têm duas vezes mais chances de morrer de um ataque cardíaco, geralmente na meia-idade.

5 – Baixa autoestima

Psicólogos afirmam incansavelmente que as amizades tornam as pessoas mais autoconfiantes. E isso fica evidente, quando observamos que os amigos servem como um apoio emocional.

Os verdadeiros amigos torcem por você e se orgulham do seu sucesso, seja por uma promoção no serviço ou até uma simples mudança no visual. Eles ajudam a lidar com o fracasso e enxergar as coisas boas mesmo em situações ruins. Além de expandirem os horizontes, te encorajando a fazer coisas novas. Por exemplo, é muito mais fácil ter ânimo para ir à academia acompanhado de um amigo do que ir sozinho.

A baixa autoestima é a principal causa de muitos distúrbios psicológicos, principalmente a depressão.

6 – Baixa imunidade

A falta de comunicação leva ao estresse interno, mesmo quando a solidão é uma escolha e você se sente confortável sozinho. Os psicólogos chamam isso de estresse social. E entre as consequências desse estresse para o corpo se incluem a baixa imunidade, que afeta o funcionamento de todo o organismo. Nessa condição, a pessoa fica doente com mais frequência e por mais tempo.

7 – Maus hábitos

Diga com quem andas e direis quem tu és. Querendo ou não, a seleção de amigos ou a convivência com pessoas no nosso círculo social, acaba nos moldando. Por exemplo, se você fuma e a maioria das pessoas ao seu redor não, existe uma grande probabilidade de que você desista do vício, ou pelo menos reduza o número de cigarros.

E você, como anda o seu convívio social? Tem muitos amigos que fazem a sua vida mais feliz? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com eles.

Fonte: Fatos


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *