Afinal, pessoas baixinhas são realmente mais bravas que as altas?

Não é de hoje que ouvimos falar sobre alguns estereótipos que nossa sociedade tem. Por exemplo, que idosos são sábios ou de que pessoas baixas são bravas. Se você tem estatura menor, com certeza, já deve ter ouvido ao menos uma centena de vezes alguma piadinha relacionada a isso. E bom, é claro que os especialistas do comportamento não deixariam essa informação passar. Afinal, de onde saiu esse achismo?

Provavelmente, para que surgisse essa crença, houve também alguma regularidade de comportamento entre as pessoas envolvidas. Então, seria preciso checar essa informação. Para tentar resolver isso, várias pesquisas já foram realizadas, mas ao contrário do que muitos imaginam, elas não são focadas no sexo feminino. Todas as pesquisas estão relacionadas aos homens e ao complexo de Napoleão.

Estudos sobre o complexo de Napoleão

Para começo de conversa, precisamos explicar o que é esse complexo e porque Napoleão. Acontece que o homem de baixa estatura, recompensava a falta de tamanho travando guerras e buscando poder. O homem era conhecido por seu temperamento agressivo. Como o comportamento se apresentava com outros homens, também de estatura baixa, os cientistas decidiram analisar a fundo se havia uma justificativa para tal coincidência.

Os pesquisadores do Center for Disease Control observaram mais de 600 homens, com idades entre 18 e 50 anos. O resultado do estudo foi que os homens se sentiam menos masculinos por conta da baixa estatura. Dentro desse grupo dos que se sentiam menos másculos, a probabilidade de que eles já tivessem sido violentos ou agressivos era três vezes maior do que nos demais casos. Como se eles tentassem recompensar os centímetros a menos com seu comportamento ríspido ou rude.

Outros estudos sobre estatura

Em 2018, um outro estudo realizado pela Vrije Universiteit Amsterdam confirmou a mesma informação, e divulgou uma outra pesquisa. Dessa vez, o resultado do estudo foi que os homens mais baixos reagem agressivamente em interações com homens mais altos. De acordo com o estudo, os homens se sentiam mais vulneráveis e também apresentavam níveis mais altos de paranoias.

No entanto, essas não são as únicas pesquisas a respeito, há outras que colocam essa afirmação em cheque. Por exemplo, em 2007, uma pesquisa realizada pela Universidade de Lancashire Central concluiu que o complexo de Napoleão provavelmente era um mito criado e falsamente difundido. Na verdade, o resultado foi totalmente contraditório diante das pesquisas que já citamos. Uma das pesquisas inclusive concluiu que homens mais baixos são mais pacientes do que os demais.

Já um outro estudo, realizado pela Wessex Growth Study, monitorou as crianças que ingressavam na escola até a vida adulta. Nesse estudo, não foi comprovada nenhuma grande diferença quanto à personalidade e a altura do indivíduo. O que também descredibiliza toda a ideia do complexo de Napoleão e mostra que não passa de uma crença irreal.

E você, o que acha a respeito do assunto? Acha que a estatura está ligada ao comportamento agressivo ou não? Nos conte aqui nos comentários. Aproveita e marca os amigos baixinhos que sempre lidam com as piadas relacionadas à altura.

 

Fonte: Fatos


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *