É isto que acontece com sua saúde mental quando você volta com o ex

Mesmo quando um casal termina seu relacionamento de forma amigável, o término nunca é uma situação agradável. Cedo ou tarde a saudade e nostalgia costumam bater em pelo menos um dos integrantes do casal, e aquela velha frase “e se a gente tentasse de novo?” pode surgir.

O problema é que esse costuma ser o primeiro passo para entrar em um daqueles infames relacionamentos cheios de idas e voltas, com términos a cada poucos dias ou semanas. Mas quem aquenta viver com tantos términos em tão pouco tempo? Um estudo analisou as consequências desse tipo de relacionamento para a saúde mental, e a conclusão não é nada boa.

Depressão e ansiedade

Pesquisadores acompanharam 545 pessoas de todo tipo, tanto homossexuais quanto heterossexuais, e encontraram uma associação entre relacionamentos que ficam indo e voltando e sentimentos de depressão e ansiedade.

A co-autora Kale Monk, explica que isso acontece porque essas pessoas ficam revivendo as emoções negativas do término com frequência, enquanto as que terminam uma vez e nunca mais olham para trás passam pelo período de luto apenas uma vez e conseguem superar este momento ruim.

“Padrões de término e retorno estão ligados ao aumento dos sintomas de estresse psicológico, indicando que o acúmulo de transições de relacionamento pode criar um excesso de turbilhão para indivíduos”, aponta o estudo, publicado na revista Family Relations.

Sai pra lá, tentação

Pode até parecer tentador voltar para um ex quando damos valor para memórias positivas e para as melhores qualidades da outra pessoa. Portanto, o mais indicado é pensar nos problemas enfrentados no relacionamento. “Recomendo que os parceiros pensem sobre os motivos pelos quais eles terminaram quando eles consideram voltar para um relacionamento. As coisas realmente vão ser diferentes dessa vez?”, diz Monk.

Por isso, quando esse tipo de pensamento invadir sua mente, questione se voltar com o ex será bom para a sua saúde mental. [Well and good]

Via Hypescience 


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *