Fumar apenas um cigarro por dia aumenta em até 57% risco de doenças cardíacas

“Ah, mas eu só fumo um cigarro por dia, talvez nem isso”. Bom, já é o suficiente para entrar no grupo de risco de doenças cardíacas e circulatórias, incluindo AVC. Como as próprias embalagens de cigarros fazem questão de frisar, “não existem níveis seguros para o consumo destas substâncias”. Pena que muita gente não preste atenção nestes avisos.

Fumar apenas UM cigarro por dia aumenta em 48% o risco de doença cardíaca em homens. Nas mulheres, o efeito é ainda pior: as chances de infarto ou derrame crescem 57% depois de algumas tragadas. Os dados são de um estudopublicado por pesquisadores britânicos no jornal de medicina The BMJ.

Mais cigarros, mais riscos para a saúde

Caso o fumante consuma 20 cigarros por dia, a quantidade média de um maço, as chances de doenças cardíacas quase triplica. Para chegar a estes percentuais, os pesquisadores reuniram dados de estudos sobre doenças cardíacas e tabagismo desde 1946.

apagar cigarro cinzeiro 0419 400x800

Ao cruzar os dados históricos, eles fizeram a comparação com os valores médios de um não-fumante e calcularam os riscos. “Fumar apenas um cigarro por dia aumenta o risco de doença cardíaca e derrame de maneira muito maior que o esperado”, admitem os cientistas.

Conselho dos pesquisadores

“Fumantes deveriam tentar parar totalmente em vez de diminuir a quantidade de cigarro para reduzir significativamente o risco destas doenças”, concluem os pesquisadores. Por fim, talvez sem querer, eles parafrasearam o aviso das embalagens brasileiras: “Não existem níveis seguros de cigarro para doenças cardiovasculares”.

Fonte: VIX


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *