Gatos ouvem as vozes de seus donos, mas escolhem ignorá-los

Que os gatos podem ser criaturas fofas e carinhosas todo mundo sabe. Mas, de acordo com um novo estudo publicado no periódico Animal Cognition, os felinos são criaturas orgulhosas, já que eles deliberadamente ignoram as vozes de seus donos, mesmo ouvindo e distinguindo sua fonte com clareza.

Conduzido por pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, o estudo tirou conclusões a partir de um experimento realizado com vinte gatos domésticos. Para o trabalho, foram usadas gravações das vozes dos donos dos felinos chamando seus bichinhos.

Os cientistas também utilizaram três gravações de pessoas desconhecidas chamando os animais, nas quais os participantes eram instruídos a usar as mesmas palavras que os donos dos felinos.

Com a ideia de medir a reação dos gatos, os pesquisadores decidiram registrar qualquer sinal vindo deles, como o movimento da cabeça, cauda, patas e orelhas. Além disso, mediram a dilatação da pupila e a frequência com que os felinos miaram.

Observou-se que os bichanos reagiam significamente mais às vozes de seus donos do que a de desconhecidos. Porém, em nenhuma das tentativas do experimento os animais levantaram para procurar seus donos.

“Esses resultados indicam que os gatos não respondem ativamente com comportamento comunicativo aos proprietários que os chamam, mesmo que possam distinguir as vozes de seus donos”, escreveu os pesquisadores responsáveis, Saito e Shinozuka.

“Essa relação entre gato e dono contrasta com a dos cães”, diz o estudo. O comportamento dos gatos pode ser explicado pela domesticação precoce da espécie, que foi diferente do processo dos cães com os humanos.

Segundo análises genéticas recentes, o ancestral comum do gato doméstico moderno foi o Felis silvestris, uma espécie de gato selvagem que teve o primeiro contato com os humanos há cerca de 9 mil anos. Foi só então que os gatos passaram a ser domesticados.

Via: Revista Galileu


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *