7 descobertas da saúde que todo mundo deveria saber

Cientistas e médicos, de todo o mundo, estão constantemente trabalhando para melhorar a nossa qualidade de vida. Além de procurar a cura para as enfermidades que nos atormentam. Ter uma vida longa e saudável é de interesse de muita gente. Então é sempre bom estar atento às últimas descobertas científicas no campo da medicina. Essas descobertas podem ajudar muitas pessoas. Aquelas que têm alguma doença, ou evitar que outras possam ter problemas de saúde no futuro.

E o resultado de muitas pesquisas pode acabar mudando completamente a nossa compreensão sobre a saúde. Você sabia que uma recente descoberta concluiu que se sentar inclinado pode ser mais saudável do que manter a postura ereta? Ou que a luz de LED colorida pode ser prejudicial à sua visão? Pois é, confira essas e outras descobertas da saúde que você deve saber.

1 – Remoção do apêndice aumenta os riscos de ter mal de Parkinson

Isso mesmo, mas ainda não se sabe exatamente como a “paralisia trêmula” está relacionada à apendicite. Médicos do Hospital Universitário de Cleveland analisaram um banco de dados médicos dos Estados Unidos, com informações de 62,2 milhões de pacientes. Eles descobriram que pacientes que passaram por cirurgias para remover um apêndice tiveram a doença de Parkinson três vezes mais do que as pessoas que não passaram pelo procedimento.

2 – Luz de LED é prejudicial à saúde

Um grupo de especialistas franceses, da Agência Nacional de Controle de Segurança Alimentar, Meio Ambiente e Trabalho, descobriu que as luzes azuis emitidas por lâmpadas de LED são prejudiciais à nossa saúde. Eles notaram que a exposição contínua dessas luzes leva ao rompimento dos ritmos circadianos humanos e também prejudica a retina do olho. Esse efeito é ainda mais nocivo em crianças, porque a lente do olho ainda não está totalmente formada. Os especialistas recomendam o uso de lâmpadas de LED que emitem luz quente.

3 – Alimentação noturna faz mal à saúde

Rotinas de trabalho noturnas são muito prejudiciais à saúde, isso porque leva à insuficiência crônica do ritmo circadiano, o que aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Pesquisadores das Universidades de Cambridge e Manchester descobriram um agravante para essa situação. Segundo eles, a alimentação de madrugada pode levar a um colapso do relógio biológico. Os experimentos mostram que se você come em um horário incomum, o seu ritmo circadiano é alterado e o seu corpo deixa de diferenciar o dia da noite. Esse comportamento pode trazer grandes danos à sua saúde. Mas se você não tiver opção, e precisar manter uma rotina noturna, a autora do estudo, Priva Crosby, aconselha que preferencialmente as pessoas tentem se alimentar durante o dia.

4 – Protetores solares são mais nocivos à saúde do que se imaginava

Uma equipe de pesquisadores americanos realizou um pequeno estudo clínico em 24 participantes de ambos os sexos. Durante alguns dias, eles teriam que utilizar protetor solar, spray ou em creme na pele 4 vezes ao dia. Depois de uma semana, os pesquisadores analisaram as amostras de sangue dos participantes. Eles notaram que, devido à constante aplicação de protetor solar na pele, a concentração dos seus ingredientes ativos no sangue aumentou consideravelmente. Em alguns participantes, isso foi 400 vezes maior do que o limite de segurança. Mesmo com esses resultados, os cientistas não aconselham parar de usar os produtos. Até porque isso aumentaria o risco de desenvolver câncer de pele.

5 – Sentar de forma ereta nem sempre é bom para a sua coluna

Ao contrário do que muita gente acredita, sentar com as costas retas nem sempre é bom para a sua coluna. Estudos recentes mostraram que uma leve inclinação nas costas pode ser útil para pessoas que sofrem com dores nas costas. O estudo foi realizado por fisioterapeutas do North Tis University Hospital, em Stockton, no Reino Unido. Especialistas australianos também notaram que quando se está sentando, essa inclinação pode aliviar a tensão nas costas e nas pernas.

6 – Umidificadores de ambiente evitam que você contraia o vírus da gripe

Cientistas da Universidade de Yale descobriram como a umidade do ar afeta a resposta do corpo ao vírus da gripe. A equipe de pesquisadores fez um experimento em camundongos geneticamente modificados. Eles escolherem esses animais porque eles respondem ao vírus da mesma forma que os seres humanos. Eles notaram que os animais que estavam em salas com a mesma temperatura, porém com umidade diferentes, foram expostos ao vírus da influenza A de forma diferente. Os animais que estavam em locais com a umidade baixa contraíram o vírus rapidamente. Os cientistas acreditam que os umidificadores possam ser usados para reduzir o risco de pegar gripe.

7 – Praticar atividade física pela manhã é mais eficaz

Em um recente estudo, pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que a prática de esportes e atividades físicas é mais eficaz quando realizada pela manhã. A explicação para isso é que, de manhã, as células do nosso corpo absorvem mais oxigênio enquanto os processos metabólicos são ativados no corpo. Ou seja, o nosso metabolismo responde melhor à atividade física matinal.

E você, o que achou dessas descobertas? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Fonte: Fatos


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *