5 lições budistas para você se tornar uma pessoa mais saudável emocionalmente

Beber de fontes ricas é extremamente positivo para o nosso processo de aperfeiçoamento pessoal, afinal de contas, quanto melhores nossas bases de sustentação, mais sólidas serão nossas melhorias. Nesse sentido, precisamos ter cautela ao selecionar nossas leituras diante de uma multidão de informações que podem acabar por nos confundir.

Abaixo listamos algumas lições saudáveis e que podem te ajudar:

O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente.”

Diz um antigo provérbio: censuram quem se mantém calado; censuram quem fala muito; censuram quem fala pouco, neste mundo ninguém está livre de censuras.”

Dessa maneira, não parece ser muito interessante nos preocuparmos com os julgamentos alheios, antes deveríamos nos ocuparmos de nossos próprios julgamentos sobre nós mesmos, pois desses é que podemos extrair evolução pessoal, pois o caminho da paz e do equilíbrio é a fidelidade a si mesmo.

A água turva não mostra os peixes ou conchas em baixo; o mesmo faz a mente nublada.

Uma vez que nossa mente está em desarmonia, não extraímos dela todo seu potencial, nos perdemos de nós mesmos, pois estamos impedidos de ver a clareza das situações. Cuide de sua mente, cuide de você.

Quando a alegria se torna tristeza e o bem estar infortúnio, as almas pacientes extrairão prazer mesmo da dor.

Os momentos dolorosos são extremamente importantes e, sábio é aquele que consegue extrair deles, a força para seguir e continuar em seu processo de aperfeiçoamento, afinal só conhecemos o bom, devido ao contraste com o ruim. Desse modo, jamais poderíamos elencar o belo, se o mundo fosse constituído apenas por beleza. O belo nasce do contraste com o feio.

O ruim e o bom, precisam um do outro para existir.

É bom domesticar a mente que, de difícil domínio, e veloz, corre para onde lhe agrada; a mente domesticada traz felicidade.

Comentários

Comentários

Sobre o autor

Vida em Equilíbrio

Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.