Descubra se o seu metabolismo é rápido ou lento com esse cálculo

Dietas e mais dietas. Se existe algum hábito que a maioria dos brasileiros possui em comum é a famosa dieta. Ter o corpo bonito ainda segue sendo o ideal de muita gente. No entanto, para perder peso saudável de forma saudável, é importante mudar certos hábitos alimentares, conhecer seu metabolismo e ter acompanhamento médico.

Não existe uma dieta específica que funcione para todos da mesma maneira. Em suma, isso é mito. É por esse motivo que a presença de um especialista durante o processo é importante. Afinal, ninguém quer perder peso e comprometer a saúde.

Entretanto, aqueles que desejam começar uma dieta sã, devem, antes de tudo, saber como funciona o próprio metabolismo. O termo metabolismo é usado para descrever as várias reações químicas que garantem as necessidades estruturais e energéticas de um ser vivo.

Mesmo quando você descansa, seu corpo realiza diferentes funções. Para realizar essas funções vitais, o corpo precisa de uma quantidade mínima de calorias. A quantidade, é claro, varia de indivíduo para indivíduo. Para saber a quantidade suficiente que seu corpo necessita, basta descobrir qual é sua Taxa Metabólica Basal (TMB) ideal.

TMB

Com já dissemos, a TMB é a quantidade mínima de calorias que um indivíduo precisa para manter as funções vitais do corpo funcionando quando este está em repouso. Essa taxa varia de acordo com o sexo, peso, altura, idade e outros fatores.

De acordo com especialistas, o metabolismo basal é responsável por aproximadamente 70% do gasto calórico diário. Para descobrir se o seu metabolismo é lento ou rápido, você pode fazer um cálculo personalizado.

Uma das fórmulas mais utilizadas para estimar a TMB a nível internacional é por meio da fórmula de Harris-Benedict. A fórmula leva em consideração sexo, peso, altura e idade. Confira:

Mulheres: (10 x peso em kg) + (6,25 x altura em cm) – (5 x anos em anos) – 161

Homens: (10 x peso de Kg) + (6,25 x altura em cm) – (5 x idade em anos) + 5

Gasto de calorias

Uma vez que você já sabe qual é a sua TMB, o próximo passo é levar em conta a quantidade de calorias que você queima durante todas as atividades diárias que realiza. Para saber quantas calorias você precisa todos os dias, multiplique seu TMB pelo número que relacionado com seu estilo de vida.

Por exemplo, se você não se exercita ou o tempo que você fica ativo é mínimo, multiplique seu TMB x 1,2. Agora, se você se exercita três dias por semana, multiplique seu TMB x 1,375. Em contrapartida, se você é do tipo que se exercita cinco dias por semana, multiplique seu TMB por 1,55. Caso você se tenha o costume de se exercitar sete dias por semana, multiplique seu TMB x 1.725. No entanto, se você é viciado em praticar exercícios e está sempre realizando algum esporte, multiplique seu TMB x 1,9.

O resultado final é aproximadamente a quantidade de calorias que você precisa diariamente para manter seu peso. Nesse ínterim, para perder peso, seu equilíbrio calórico deve ser negativo. Ou seja, você deve consumir menos calorias do que você queima por dia ou aumentar seu gasto calórico.

Caso você queira reduzir a quantidade de calorias que ingere, é aconselhável que você reduza cerca de 100 calorias por semana. Caso contrário perca mais que o necessário, você eliminará sua massa muscular e colocará sua saúde em risco.

Lembre-se de que todos as dietas para perder peso devem ser orientadas por uma equipe multidisciplinar de especialistas, como médicos, nutricionistas, treinadores e até psicólogos.

Fonte: Fatos

Comentários

Comentários

Sobre o autor

Vida em Equilíbrio

Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.