Equação “alienígena” estima número de namorad@s que você terá

Se você está solteiro ou solteira, neste momento, sinto informar: pesquisas apontam que a probabilidade de você conseguir uma namorada (o) em uma noite aleatória é de uma em 285 mil. Esta é a conclusão do pesquisador Peter Backus, da Universidade de Warwick, no Reino Unido. Backus utilizou uma famosa equação criada pelo astrofísico Frank Drake na década de 60, que estimava o número de civilizações alienígenas que poderiam ser encontradas na Via Láctea.

Para seu cálculo, Drake colocou em uma mesma equação os seguintes dados:

  • O número médio de formações de novas estrelas na nossa galáxia;
  • A parte destas estrelas que têm planetas;
  • O número médio de planetas que podem dar suporte à vida por estrela que tem planetas próximos;
  • A fração da multiplicação dos números acima que poderiam desenvolver vida;
  • A fração do número acima que poderia ter vida inteligente;
  • A fração de civilizações que desenvolveriam uma tecnologia que liberaria sinais detectáveis da sua existência no espaço;
  • O tempo pelo qual estas civilizações liberariam tais sinais no espaço

Ufa! Para chegar ao resultado da probabilidade de encontrar uma boa namorada em um dia qualquer, Backus fez alterações “terrestres” em cima dos cálculos de Drake, e usou os seguintes números para encontrar sua chance de achar uma garota:

  • Crescimento populacional no Reino Unido;
  • Fração de mulheres no Reino Unido;
  • Número de mulheres que vivem em Londres;
  • A fração de mulheres londrinas com idade apropriada à sua;
  • Fração destas mulheres que têm educação universitária;
  • Número de mulheres com idade apropriada e formação superior que ele considera fisicamente atraentes;
  • O tempo de vida no qual ele esteve vivo, encontrando-se com possíveis namoradas

O cientista descobriu que há 10.510 pessoas em todo o Reino Unido que satisfazem estes critérios. Entretanto, ele afirma que o resultado não é tão ruim, já que ele tende a socializar com grupos de pessoas com idades próximas à sua, além de terem níveis educacionais parecidos. O problema é encontrado quando outros fatores indissociáveis são levados em conta. Backus nota, por exemplo, que apenas uma em cada 20 garotas o considera atraente, e apenas metade dessas mulheres são solteiras. Além disso, o pesquisador afirma que só se entendeu com uma em cada dez mulheres.

Quando todos os critérios são jogados no cálculo, o número passa a ser cada vez menor, chegando a apenas 26 mulheres adequadas ao pesquisador. Porém, é claro que os últimos critérios são muito subjetivos – mas algumas melhorias no cálculo ajudar a melhorar a probabilidade de encontrar uma parceira para Backus: uma análise do seu complexo de histocompatibilidade principal (CHP) poderia aumentar as suas chances.

O CHP é um conjunto de genes que permitem que o sistema imunológico humano reconheça suas próprias células e células semelhantes, e pesquisas apontam que têm um papel importante ao “reconhecer” um parceiro em potencial. As pessoas tendem a se atrair por parceiro com o CHP diferentes, pois é importante para a evolução humana que haja cruzamentos entre genes diferentes, para que os descendentes tenham um sistema imunológico mais resistente. Entretanto, se mesmo assim os resultados forem pouco animadores, existe sempre a possibilidade de calcular a sua probabilidade de encontrar uma parceira em toda a população mundial – afinal, quem disse que o amor está na sua cidade?

Peter, pare de fazer contas, saia do laboratório e vá procurar uma namorada. [New Scientist]

Via Hypescience 


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *