Por que às vezes me sinto deprimido sem motivo?

Muitas pessoas se perguntam: “Por que me sinto deprimido sem motivo?”

A verdade é que sempre há uma razão. Eles simplesmente não sabem o que é. O cérebro é um órgão complexo e é preciso muita autoconsciência para entender completamente nossos pensamentos e emoções.

Depressão leve é ​​bastante comum. Todos nós temos períodos em nossas vidas em que nos sentimos tristes e temos problemas para evitá-lo. Pode não parecer grande coisa, mas se deixarmos a depressão leve manter-se, pode diminuir nossa saúde e qualidade de vida.

Por que me sinto deprimido?

Entender por que você se sente deprimido é um passo importante para tratar e prevenir a depressão.

Você não precisa ser um psicólogo treinado para descobrir por que está se sentindo triste. Às vezes, você só precisa observar o que está acontecendo em seu corpo, mente e vida.

Aqui estão algumas das causas mais comuns de depressão leve:

Sentindo o estresse e oprimido

O estresse pode ser um dos principais contribuintes para a depressão leve. As pessoas ocupadas têm muitos compromissos, como trabalho, vida familiar e atividades extracurriculares. Tudo isso pode fazer você se sentir estressado e oprimido.

A maneira como o estresse contribui para a depressão é que, quando você está tão ocupado, não tem tempo para descansar sua mente. Quando isso acontece, seus pensamentos ganham tanto impulso que é quase impossível desacelerá-lo. E quando sua mente está descontrolada, você começa a sentir como se estivesse perdendo o controle de sua vida.

Condições Físicas de Saúde

O que seu corpo está lhe dizendo?

Existem várias condições físicas que podem levar à depressão. Um deles é a deficiência de vitamina D. Estudos mostraram que aproximadamente 42% dos americanos são deficientes em vitamina D. Os números são muito mais altos entre hispânicos e afro-americanos, 69% e 82%, respectivamente.

A solução para a deficiência de vitamina D é simples. Consiga mais desse nutriente vital por meio de dieta ou suplementação e receba um pouco mais de luz solar. [1]

Alterações hormonais podem afetar seu humor. As alterações podem ser devidas à função da tireóide, ciclo menstrual e nível de atividade física.

Exercício, a curto prazo, pode fazer você se sentir irritado. A longo prazo, pode ajudá-lo a se sentir melhor consigo mesmo.

A falta de sono também pode afetar negativamente seu humor e sua capacidade de concentração, o que também pode fazer você se sentir irritado. Talvez você não esteja dormindo o suficiente ou tenha uma boa qualidade de sono.

O passado continua chegando

As feridas do seu passado podem afetar seu humor sem que você perceba. Se você não aceitou completamente os dolorosos eventos passados, qualquer coisa que o lembre deles pode fazer com que você se sinta deprimido sem motivo aparente.

Mesmo que nada o lembre de eventos dolorosos, as memórias inconscientes agem como uma corrente oculta de pensamentos dolorosos que se manifestam em seu comportamento e humor.

Por exemplo, se um parceiro em um relacionamento passado traiu sua confiança, comportamentos semelhantes de um novo parceiro podem desencadear as mesmas emoções dolorosas, às vezes sem que você perceba de onde vêm essas emoções. A mente subconsciente se lembra de tudo.

Pensando que todo mundo tem tão fácil

Parece que seus amigos do Facebook têm vidas mais emocionantes do que você? É possível que a vida deles não seja tão emocionante quanto possa estar retratando, e você pode comparar sua vida, incluindo todos os altos e baixos, com os destaques de suas vidas. Isso não é realista.

Lembre-se de que emoção não é o mesmo que verdadeira felicidade e realização. Excitação é uma sensação temporária de prazer, e a verdadeira felicidade é um estado geral de ser. É bem possível que outras pessoas estejam montando uma fachada para mascarar a dor que sentem por dentro.

A melhor coisa a fazer é não comparar sua vida à dos outros, mas continuar fazendo as coisas que lhe trazem verdadeira felicidade e realização.

Sendo interrompido por mudanças na vida

Um fato básico da vida é que tudo está sempre mudando. Nada permanece o mesmo.

E se você espera que as coisas continuem iguais, é apenas uma questão de tempo até que você fique desapontado e comece a se sentir deprimido.

Um bom exemplo disso são os relacionamentos íntimos. Todos nós amamos esse sentimento eufórico de quando nos apaixonamos por alguém. Bem, esses sentimentos mudam. Às vezes, as pessoas se afastam, ou seu amor um pelo outro muda para um cuidado mais profundo por sua felicidade, e não apenas pela nossa.

Algumas pessoas não conseguem lidar com esses sentimentos em mudança. Se duas pessoas começam a se separar, às vezes fazem tudo o que podem para recriar esses sentimentos iniciais. Eles têm problemas para deixar ir e seguir em frente.

As pessoas… As expectativas 

Muitos de nós têm expectativas irreais de outras pessoas. Muitas vezes, podemos ser excessivamente críticos com os outros, enquanto, ao mesmo tempo, esperamos que eles perdoem nossos erros.

Se apenas vemos os defeitos de outras pessoas, limitamos o número de pessoas com quem podemos ter um relacionamento próximo. E se não tivermos relacionamentos próximos, ficaremos mais suscetíveis a ficar deprimidos sem motivo aparente.

Precisamos lembrar que outras pessoas são falíveis e não podemos torná-las perfeitas, nem é nosso trabalho fazer isso. Se quisermos ter relacionamentos de qualidade em nossas vidas, precisamos aceitar as pessoas como elas são.

Desejando ter mais amigos

Você provavelmente já ouviu isso antes: humanos são animais sociais. No entanto, algumas pessoas têm dificuldade em se conectar com outras. Eles não desenvolveram boas habilidades sociais ou têm medo de se machucar. [2]

Seja como for, não ter um bom relacionamento com outras pessoas nos deixa vulneráveis ​​à depressão. E animais de estimação não são suficientes. Nós precisamos de outros seres humanos.

Uma das maneiras pelas quais outras pessoas ajudam a impedir que fiquemos deprimidas é que elas nos dão apoio para lidar com os problemas da vida. Eles podem nos ajudar a resolver as coisas em nossa mente e nos fornecer o apoio necessário para construir nossa força interior, o que nos tornará mais resistentes à depressão.

O tempo em mudança

Estudos mostraram que o clima pode afetar nosso humor. Às vezes, apenas alguns dias de chuva podem fazer você se sentir deprimido.

Durante as tempestades, a tendência de algumas pessoas é desligar as luzes e engatinhar na cama. A psicóloga clínica Tecsia Evans, Ph.D., diz que é melhor acender as luzes. Estudos demonstraram que a luz pode aumentar a serotonina, o que melhora nosso humor. [3]

Períodos prolongados de mau tempo podem nos dar o mal sem nos dar conta de que é a causa. Os meses de inverno são notórios por causar depressão leve e, às vezes, depressão severa.

Se você vive em um clima mais frio, é mais provável que seja afetado por mudanças sazonais. Curiosamente, as mulheres são mais propensas a sofrer de depressão adversa relacionada ao clima.

Como bater os azuis

Agora que você tem uma idéia melhor de por que se sente deprimido às vezes sem motivo aparente, aqui estão algumas medidas que você pode tomar para melhorar o seu humor.

A primeira parte é uma lista de dicas rápidas para você sair do seu funk. A segunda parte é uma lista de medidas preventivas para ajudar a aumentar sua força interior e evitar que você fique deprimido em primeiro lugar.

Dicas rápidas

Às vezes, nos sentimos deprimidos sem motivo, porque nossa mente está se concentrando em coisas desagradáveis ​​que podem estar acontecendo em nossas vidas.

Aqui estão algumas dicas para melhorar rapidamente seu humor, desviando sua atenção para coisas mais positivas. Embora sejam projetados para tratar a depressão leve, também podem ser usados ​​como medidas preventivas se você os incorporar à sua vida.

1. Dê um passeio

Uma das maneiras mais fáceis e agradáveis ​​de melhorar seu humor rapidamente é dar um passeio. Ajuda a aliviar o estresse, limpando a mente e saindo de si mesmo.

Caminhar pode ser ainda mais calmante se você fizer isso com atenção. É simples. Apenas diminua o ritmo e concentre sua atenção em cada passo.

Quando sua mente divagar, traga sua atenção de volta para seus passos.

2. Ligue para um amigo ou membro da família

Conversar com outra pessoa pode ajudá-lo a resolver as coisas em sua mente, mesmo que elas não lhe dêem conselhos. Às vezes, apenas verbalizar o que está acontecendo em sua vida pode ajudá-lo a descobrir por que se sente deprimido.

Outras pessoas também podem fornecer suporte. Só o fato de saber que existem outras pessoas que se preocupam com você pode ser suficiente para melhorar seu humor.

3. Brinque com um animal de estimação

Animais de estimação são ótimos para nos dar amor incondicional. Se você tem animais de estimação, passe alguns minutos com eles. Eles podem rapidamente iluminar o seu dia.

4. Faça uma lista de gratidão

Esta é uma ferramenta poderosa para ajudá-lo a colocar as coisas na perspectiva correta. Às vezes, tendemos a nos concentrar nas coisas que estão dando errado em nossa vida. Uma lista de gratidão pode lembrá-lo de todas as coisas que estão indo bem.

Basta fazer uma lista das coisas pelas quais você é grato, como boa saúde, emprego, família etc.

Se você não os tiver, então vá mais fundo. Você tem comida, abrigo e roupas? Muitas pessoas no mundo não têm algumas das coisas que tomamos como garantidas. Aqui estão 60 coisas para agradecer na vida .

5. Planeje uma atividade divertida com um amigo

Às vezes nos sentimos deprimidos quando tudo o que fazemos é trabalhar e cuidar dos compromissos com os outros.

Reserve um tempo para fazer algo que goste, como sair para jantar com um amigo ou assistir a um filme. Isso dará à sua mente um descanso de todos os seus problemas.

6. Abraço alguém

Sentir o calor de um abraço amigável pode fazer toda a diferença no mundo. Se você tem amigos próximos ou familiares, dê-lhes um abraço . Provavelmente, eles também podem usar um abraço caloroso.

7. Deixe a luz do sol entrar

Você ficaria surpreso com como algo tão simples pode fazer você se sentir melhor. Como observado acima, estudos mostraram que a luz solar pode melhorar seu humor. Melhor ainda, abra as janelas, sinta o cheiro do ar fresco e ouça os pássaros cantando.

Pensamentos finais

Sentir-se deprimido sem motivo aparente, ou depressão leve, é bastante comum no mundo ocupado de hoje. Quanto mais atividades tivermos, mais pensamentos teremos e mais eles poderão desencadear emoções dolorosas.

Existem três maneiras básicas de tratar e prevenir a depressão leve:

  • Cultive uma mente calma, ou seja, menos pensamentos
  • Cultive pensamentos mais positivos
  • Transforme a maneira como você processa eventos em sua vida

As sugestões discutidas acima abordarão os três. Então, agora você tem as ferramentas para não apenas tratar e prevenir a depressão leve, agora você tem uma fórmula para ser feliz na maioria das vezes, sem motivo aparente.

[Lifehack]

Comentários

Comentários

Sobre o autor

Vida em Equilíbrio

Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.