4 coisas que fazem as pessoas não gostarem de você

Com certeza, em algum momento da vida você disse ou ouviu a seguinte frase: “Não sou ouro para agradar a todos” – coisa que sem dúvida é certa – já que agradar a todas as pessoas é impossível, além de que não há nada de mal em não o fazer. No entanto, se você perceber que é rejeitado várias vezes pelas pessoas com quem supõe ter amizade, ou que se afastam de você aqueles que considerava seus amigos, e agora não tem mais que um punhado deles, talvez seja hora de pensar no que poderia estar acontecendo. E o digo da seguinte forma: ou você está rodeado de pessoas desonestas, ou algo está errado com você e sua forma de se relacionar com os outros.

Deixe-me compartilhar com você algumas reflexões que podem ajudá-lo a entender o que está acontecendo em suas relações sociais.

Como saber se há “pessoas más” ao seu redor ou se realmente “não gostam de você”?

Todo mundo já teve um amigo ruim, uma dessas pessoas que só estão ao seu lado por alguma vantagem, ou seja, tirar proveito da amizade. Nestes casos, enquanto puder dar ao outro o que queira ou necessite, pode ter certeza de estará ao seu lado. No entanto, a situação muda radicalmente quando é você quem precisa de algo, já que nesses momentos ele deixa de existir, negará o favor ou reprovará o que quer que lhe peça. Se isso acontecer, será um sinal de que você não está cercado por boas pessoas ou amigos leais.

Agora, se o que precisa saber é se você é o problema, reflita sobre os seguintes aspectos e determine se você se comporta assim na vida

1. Você é o “sabichão”

Não há nada mais irritante do que falar com alguém que acha que sabe tudo. O pior é que quando aqueles que falam com essas pessoas percebem que não estão certas e tentam corrigi-las, sua reação é de raiva e tolice, mantendo-se em sua posição embora saibam que os demais têm razão.

Advertisement

Esta falta de humildade é o que faz com que os outros não queiram estar com alguém assim. É maravilhoso saber muitas coisas e compartilhá-las com amor e desinteresse, mas – sem dúvida – é sábio reconhecer quando não se tem razão. Você não é uma enciclopédia.

2. Deixa em evidência seus ressentimentos e pensamentos negativos

Já lhe aconteceu que, às vezes, durante uma conversa sem relevância você deixa escapar seus rancores e frustrações, colocando o seu acompanhante como depositário de seus desconfortos? Além de ser uma atitude muito egoísta, sem dúvida fará correr inclusive o mais paciente de todos os amigos. As pessoas que são agradáveis não criticam nem recriminam os outros, e distinguem-se por não deixarem transparecer seus mais sombrios pensamentos, emoções e sentimentos.

É por isso que, se quer ser simpático com os outros, não faça dos seus amigos ou seu parceiro um saco de pancadas, muito menos quando não têm a ver com o que está se queixando.

3. Não sabe ouvir

É um horror falar com uma pessoa que, embora esteja de corpo presente, seus pensamentos e atenção estão em outro lugar. Já lhe aconteceu?

Ouvir não é apenas o ato de receber mensagens pelas orelhas, significa ser capaz de atender e mostrar interesse verdadeiro pelos outros e pelo que lhe contam. Não significa aguentar até as histórias mais insuportáveis; e se quiser interromper o outro, pode fazê-lo de forma educada e sem deixar que se sintam mal.

Advertisement

4. Você não é generoso

Não se trata de dar tudo o que tem para “ter um milhão de amigos”, mas mostrar verdadeiro interesse pelos outros, dar um pouco mais do que aquilo que lhe é exigido. Cuidado, também, para não exagerar com a generosidade, pois você pode chegar ao ponto de se perder, você deve saber dizer “não” quando necessário. Da mesma forma, pedir com prudência pode fazer de você alguém mais agradável, já que faz com que os outros se sintam úteis, mas não usados.

É importante que entenda que ter muitos ou poucos amigos, assim como estar ou não com um parceiro romântico, são situações que não fazem de você uma melhor ou pior pessoa. É só uma questão de observar com quem você se relaciona, analisar quem você é e mudar o que for necessário para o seu bem-estar e felicidade. Às vezes as pessoas se afastam de você porque já cumpriram seu papel em sua vida; outras vezes o rejeitam sem dar-se a oportunidade de conhecê-lo. Não se preocupe, mesmo que só tenha um único amigo, é melhor isso do que mil amizades nocivas.

Fonte: Familia

Comentários

Comentários

Sobre o autor

Vida em Equilíbrio

Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.