Por que é ainda mais importante manter o equilíbrio emocional em tempos de coronavírus?

Durante muito tempo foi comum ouvirmos distinções a respeito do nosso corpo, daquelas que separam a mente e o corpo como coisas totalmente distintas, mas quanta ingenuidade seria a nossa se não percebêssemos que estamos imersos em um todo e que, em nosso corpo, possuímos engrenagens que precisam uma das outras para manter o funcionamento adequado.

Nesse sentido, precisamos lembrar que o estresse, o nervosismo, a ansiedade são elementos extremamente nocivos para o nosso corpo, prejudicam nossa imunidade, nossa estabilidade e conduzem nosso organismo a não funcionar como deveria. Um organismo fragilizado é um organismo mais suscetível à diversas doenças. Por esse motivo, precisamos lembrar que antes tremermos de medo de sermos infectados pelo coronavírus, é importante que tenhamos a prudência e o controle mental para cuidarmos de nossa mente e do nosso corpo como um conjunto, nos alimentarmos corretamente, dormir adequadamente e mantermos o nosso templo, isto é, o nosso corpo, harmonioso, equilibrado e nas melhores condições, porque dessa forma conseguimos abraçar toda e qualquer situação com melhores condições.

É claro que essas são recomendações basilares, no entanto, em momentos de pânico, se torna ainda mais importante trazer esse pequeno lembrete da importância do cultivo de si e de nos mantermos o mais serenos possível diante de uma situação que foge o nosso controle.

Cuidado de si, paciência, positividade e esperança. Essas são armas que podemos usar contra o coronavírus nesse momento.

Texto escrito por: Isadora Tabordes

Cofundadora e desenvolvedora dos sites Vida em Equilíbrio e Demasiado Humano. Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é mestranda em Filosofia Moral e Política pela mesma universidade. 


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *