Como tirar o pijama pode ajudá-lo durante a quarentena?

Devido à situação atual, todos nós mudamos nossas rotinas diárias. A maioria de nós está em quarentena sem a possibilidade de sair de casa. Portanto, nossa casa não é mais apenas um local de descanso, mas também nosso escritório e nossa academia. Ao sofrer essa mudança durante a quarentena, é importante levar em consideração aspectos como tirar o pijama, se arrumar e comer em horários regulares.

É preciso entender por que é importante manter a rotina de se arrumar e se vestir pela manhã. Isso vai favorecer não apenas a sua saúde física, mas também a sua saúde mental. Além disso, permitirá organizar melhor a sua agenda e, portanto, controlar melhor o tempo disponível.

A quarentena aumenta a tentação de não se exercitar, descuidar da alimentação… Enfim, de deixar a rotina completamente de lado. Mas isso é exatamente o oposto do que você deve fazer.

Em primeiro lugar, deve ficar claro que este não é um período de férias; é uma restrição de circulação devido a condições extremas.

Portanto, você deve tentar adaptar a nova rotina da maneira mais semelhante à anterior possível. Nela, você deve estabelecer um horário para acordar e ir para a cama, e também para fazer refeições, fazer exercícios físicos e se dedicar ao lazer.

Da mesma forma, você precisa adaptar os seus espaços, dedicando um ou mais ao trabalho e diferenciando-os daqueles destinados a atividades recreativas ou lúdicas.

Para executar essa rotina de maneira mais eficaz, comece pelos seus cuidados pessoais. Isso envolve trocar de roupa e se arrumar antes de começar a trabalhar.

Quando o horário de trabalho estabelecido terminar, você pode voltar a usar roupas mais confortáveis. Isso ajudará a sua mente a relaxar e a manter o foco em cada atividade, apesar de não poder mudar de ambiente.

No entanto, é recomendável deixar o pijama apenas para dormir, para que o corpo entenda que chegou a hora de descansar.

Sua autoestima e autoeficácia vão aumentar se você tirar o pijama durante a quarentena

Por estar em casa devido à quarenta, você precisa manter suas perspectivas sem o feedback externo que normalmente tem dos outros e do seu entorno.

Portanto, você deve modificá-las e promovê-las de maneira própria e individual, a fim de permanecer motivado e confortável ​​com as atividades que vai realizar.

Nesse sentido, tirar o pijama pode ajudá-lo significativamente, favorecendo duas perspectivas. Primeiro, a necessidade de aumentar sua autoeficácia. Isso ocorre porque, neste momento, você não tem as mesmas pressões externas impulsionando-o a realizar suas atividades.

Portanto, trocar de roupa adaptando-a à atividade que você vai realizar te ajudará a ter mais eficiência. Um exemplo disso: se você iniciar um curso on-line, seu aprendizado será muito mais significativo se você se colocar em um contexto onde o espaço e as roupas são adequados.

Em segundo lugar, devemos citar a autoestima. Sob condições normais, essa perspectiva é alimentada pelos elogios que você recebe de outras pessoas.

Por estar em confinamento, é fato que o número de pessoas com quem você pode se relacionar pessoalmente é muito limitado. Portanto, essa autopercepção deve vir de você, e você deve nutri-la.

Para fazer isso adequadamente, o cuidado e o asseio pessoal são essenciais. Nesse caso, tirar o pijama, tomar banho, vestir-se e pentear-se será um reforço para a sua autoconfiança.

Isso não apenas ajuda a manter a rotina, mas também aumenta significativamente sua autoconfiança e autoestima, o que irá mantê-lo motivado, apesar da situação pela qual está passando.

Motivação: a chave para enfrentar a carga emocional durante a quarentena

Como você sabe, a motivação é essencial para realizar qualquer atividade. Ela o influencia desde quando você acorda até quando vai dormir. Você depende dela para realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos. No entanto, ela pode ser afetada por muitos fatores, e um deles pode ser o fato de estar confinado dia e noite.

Da mesma forma, o fato de viver uma situação crítica mundial e de sofrer mudanças bruscas em sua rotina podem gerar sintomas de ansiedade e depressão. Isso criará um mal-estar geral que afetará não apenas o seu funcionamento pessoal, mas também o das pessoas ao seu redor.

Isso acontece porque existe uma sincronização entre o que acontece internamente (com você mesmo) e externamente (com o seu entorno).

Embora seja quase inevitável ter esses tipos de sintomas, é importante saber como enfrentá-los e gerenciá-los. É aqui que a motivação se torna protagonista, pois com ela você pode encontrar e aplicar ferramentas que ajudarão a controlar adequadamente a situação. Nesse caso, a motivação pode ser alimentada por ações como tirar o pijama.

Ao fazer o esforço de tirar o pijama, você se incentiva a realizar outras atividades que te motivam e te mantêm em atividade. Tudo isso irá ajudá-lo a avançar e a controlar a carga de emoções derivada da situação atual.

 

Fonte: A Mente é Maravilhosa 


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *