6 indicativos de que você é um livre pensador

Pensamento livre, ou Livre Pensamento é o ponto de vista, filosófico ou não, que sustenta que os fenômenos e todas as coisas devem ser formados a partir da ciência, da lógica e da razão e não devem ser influenciados por nenhuma tradição, autoridade ou qualquer dogma, cujo adepto se proclama livre pensador e cuja aplicação por vezes é chamada de livre pensar.

A maioria das pessoas tem o que é chamado de “mentalidade de rebanho”. A Wikipedia define o termo “mentalidade de rebanho” como pessoas adotando “certos comportamentos em uma base emocional, em vez de racional”. Vários estudos confirmaram – e re-confirmaram – a presença de uma mentalidade de rebanho. Considere este estudo de pesquisadores da Universidade de Leeds, no Reino Unido, apropriadamente intitulado “Ovelhas em roupas humanas – cientistas revelam nossa mentalidade de rebanho”:

Os cientistas instruíram todos os participantes do estudo a simplesmente andar pelos corredores da escola sem falar ou gesticular uns com os outros. Os pesquisadores então instruíram secretamente alguns alunos a agir com confiança e caminhar em uma determinada direção, como se soubessem para onde estavam indo. O resultado: aqueles que não receberam “instruções especiais” seguiram – todos eles – instintivamente.

Por que nós apenas seguimos o rebanho?

Psicólogos e outros especialistas têm suas teorias sobre por que as pessoas preferem seguir. Primeiro, não gostamos da ideia de estar errado, especialmente quando estamos em um grupo grande. Em segundo lugar, receamos ficar de fora. Afinal de contas, somos animais sociais – e preferimos “seguir em frente para nos darmos bem”. Terceiro, é muito mais fácil para nossos recursos cognitivos. A tomada de decisão é exaustiva, e nosso cérebro preferiria tomar um atalho em vez de ter que vasculhar as informações e encontrar uma solução.

Ser um livre pensador

“Livres pensadores … estão dispostos a usar suas mentes sem preconceito e sem temer entender coisas que colidem com seus próprios costumes, privilégios ou crenças. Esse estado de espírito não é comum, mas é essencial para o pensamento correto. ”- Leo Tolstoy

Ser um pensador livre não é fácil, especialmente hoje em dia. Embora as razões para tal sejam numerosas demais para serem listadas, podemos confiantemente apontar para o establishment político, a academia, as mídias sociais e os grupos religiosos super-zelosos como não apenas catalisadores da mentalidade de rebanho, mas proponentes dela.

Aqui listamos 6 características comuns às pessoas que são pensadoras livres. Talvez alguma delas (ou todas) descreva o seu modo de ser e enxergar o mundo, as pessoas e as coisas. Confira:

1- Entende que há sempre mais de uma perspectiva para qualquer coisa

Como um pensador livre, você deve saber que a perspectiva é tudo e que, tanto quanto é tudo, pode mudar em um piscar de olhos. Você poderia ter uma opinião forte sobre algo e mudá-la depois de passar por uma determinada situação que abriria seus olhos para fatos diferentes. Você também sabe que sua perspectiva tem o poder de determinar seu humor. Que toda situação ruim pode ser vista de uma perspectiva mais positiva. Um livre pensador entende que o que se pode considerar um problema, outro poderia chamar uma solução.

2 – Entende que a criatividade é a chave para a vida

A criatividade não se restringe apenas a Picasso e Van Gogh, apesar de as pessoas lhe dizerem o contrário. É um direito de nascimento para todos os pensadores humanos, especialmente os livres. Embora as escolas possam tirar a maioria de nós de nossa característica criativa, tentando constantemente nos dizer o que fazer e o que pensar, não há dúvida de que um livre pensador consegue manter sua criatividade apesar dos esforços resilientes da sociedade para livrá-lo. disso.

3- Um pensador livre “sabe que nada sabe”

OK, estou definitivamente citando Sócrates neste. Mas o que posso dizer? Ele descreveu perfeitamente. Um pensador livre sempre reconheceria que qualquer conhecimento que ele ou ela tenha agora, pode ser mudado ou falsificado. Que não existe a palavra “tenho certeza disso ou daquilo”. Nada neste mundo é certo e o mundo tem muito a nos ensinar, apenas se mantivermos uma mente aberta e reconhecermos o quanto nos falta conhecimento.

4. Um pensador livre não tem medo de ser chamado de “diferente”

De fato, ser um não-conformista é um dos fatores-chave para ser um pensador livre. No final do dia, eles não querem as mesmas coisas na vida que as outras pessoas. Eles não querem um trabalho diário chato ou um comprometimento vitalício cheio de dívidas e dor. Você os encontraria desafiando todas as probabilidades e indo contra todas as normas sociais às quais nos acostumamos. Eles são aqueles que passam suas vidas viajando pelo mundo, se voluntariando no exterior ou defendendo princípios que estão condenados pela sociedade e cultura.

5. O livre pensador questiona a autoridade

Eles sabem que quanto mais conhecimento ou poder uma pessoa possui, não precisa de forma alguma que ela tenha um sistema de crenças superior. Eles aprenderam com a história que, só porque as pessoas com autoridade são poderosas, isso não significa que elas são as pessoas certas para seguir ou confiar. Hitler foi eleito pelo povo e ele foi uma das pessoas mais inteligentes do mundo, mas ele conseguiu danificar metade do mundo!

6. Eles são curiosos!

Há uma certa idade que todos nós passamos onde estávamos constantemente pedindo explicações para cada pequena coisa que vimos. E enquanto nós crescemos fora disso, é seguro dizer que um pensador livre nunca fez. Pensadores livres nunca param de perguntar por quê. A vida os fascina genuinamente, e eles estão destinados a explorar e entender cada pequeno aspecto disso.

Então, você acha que é um livre pensador?

 

Fonte: Pensar Contemporâneo


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *