Este método simples evita que seus óculos embacem ao usar máscara

Com a pandemia de Covid-19, utilizar uma máscara ao sair de casa é essencial para prevenir a infecção pelo novo coronavírus — ainda que o item te incomode. Para quem usa óculos, por exemplo, o vapor da respiração embaça o vidro das lentes.

Pensando nisso, relembramos um método científico que vai te ajudar com esse problema.

A técnica foi publicada no Annals of the Royal College of Surgeons of England, em 2011, por dois médicos do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, e é extremamente simples.

Segundo eles, para impedir que seus óculos embacem, basta lavá-los com água e sabão e secá-los com um pano macio. O procedimento deve ser realizado com as mãos limpas imediatamente antes de colocar a máscara facial. Pronto! É só isso!

Pode parecer simples, mas há uma explicação científica por trás do método. Como explicam os autores do artigo, as gotículas de água que embaçam as lentes se formam devido à tensão superficial inerente entre essas moléculas.

Ao lavar os óculos com água e sabão, uma fina película se forma no vidro das lentes e reduz essa tensão superficial, fazendo com que as moléculas de água liberadas na respiração se espalhem uniformemente pelo vidro, formando uma camada transparente. “Esse ‘efeito surfactante’ [como é chamado] é amplamente utilizado para evitar embaçamento de superfícies em muitas situações cotidianas”, escreveram os especialistas.

 

Fonte: Revista Galileu


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *