Homem pula de um edifício, mas é salvo pela ciência

Para provar uma propriedade básica da física, o físico norueguês Andreas Wahl se amarrou ao lado de um edifício, a 13 metros do chão. A única coisa que o impedia de cair e potencialmente quebrar uma parte do corpo, ou várias, era um cabo com um peso preso na extremidade.

A princípio, o peso foi fixado no edifício. Porém, alguns colegas de Wahl soltaram o peso e Wahl imediatamente começou a cair no chão.

Embora o experimento de Wahl pareça arriscado, ele é realmente seguro. E tudo isso graças a uma propriedade fundamental da física chamada força centrípeta.

Quando os colegas de Wahl liberaram o peso, ele e ele começaram a cair. Wahl caiu em linha reta sob a força da gravidade, mas o peso – porque foi colocado a uma distância de Wahl – traçou um arco no ar, como um pêndulo oscilante.

O peso passou pelo que Isaac Newton descreveu pela primeira vez no século 17 como força centrípeta – a força que faz um corpo seguir um caminho curvo. Nesse caso, a força era a tensão do cabo.

À medida que a força da gravidade diminuiu o peso, a tensão do cabo o puxou em direção a um ponto central – o cano. Isso induziu um arco, que você pode ver abaixo:

O peso continuou a balançar no ar, envolvendo-se no cano. Devido à conservação do momento angular, a taxa de movimento do peso acelerou à medida que o comprimento do cabo entre o tubo e o peso diminuiu.

Depois de alguns envolvimentos, o peso parou a queda de Wahl, a poucos metros acima do solo.

Uma observação importante: o atrito entre o cabo e o tubo – assim como a elasticidade do cabo – ajudou a desacelerar o movimento de Wahl enquanto ele caia. Isso reduziu o empurrão que ele sentiu quando parou. Se ele tivesse sentido o empurrão completo, ele poderia ter quebrado a coluna.

Portanto, não tente fazer isso em casa. Deixe esse tipo de coisa para os físicos.

Assista toda a ação abaixo:

Business Insider

 

Via Pensar Contemporâneo 


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *