A vida se esconde no ponto cego do retrovisor

O problema era quando a vida se escondia justamente em nosso ponto cego. É quando o inesperado surge. Quando nossos retrovisores não dão conta do recado. Se algo ruim acontece, nos sentimos culpados. Se algo bom acontece, nos sentimos privilegiados. Inocentemente, é claro, em ambos casos.

Inocentemente por incorrermos na ilusão de que a vida reside dentro do nosso ângulo de visão. Nos culpamos por ignorância, quando o espelho não mostra todas as coisas que precisamos ver, mas nosso verdadeiro erro, a verdadeira ignorância é nos iludirmos com a possibilidade de visualização da totalidade das coisas. A ignorância humana é um fato. Entretanto, isso não significa que devemos sentar e observar a inevitável e inimaginável ordem da vida. Como certa vez disse o filósofo holandês Baruch Espinosa: “o conhecimento é o mais potente dos afetos”.  Nesse sentido, usando o conhecimento como nossa principal ferramenta, mesmo que não possamos prever a vida, podemos conduzir a nossa existência em busca de melhores encontros, bem como lidarmos melhor com os encontros menos favoráveis das nossas vidas.

No final das contas, não é que a vida se esconda justamente no ponto cego do retrovisor, o endereço da sua residência é nesse ponto. Pilotávamos sempre rumo ao inesperado. Sempre rumo ao desconhecido. A nossa ignorância é esquecermos disso.

Não era minha intenção citar aqui a pandemia do coronavírus para dar apenas um exemplo disso, mas ela está aí mostrando a nossa fragilidade e a nossa falta de controle sobre os eventos da vida. O que também não significa que não tenhamos forças para superar os desafios impostos pela vida como ela é.


Isadora Tabordes

Fundadora dos sites Vida em Equilíbrio e Demasiado Humano. Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é mestranda em Filosofia Moral e Política pela mesma universidade, trabalhando questões sobre o conceito de liberdade com ênfase no idealismo alemão.  Isadora também está presente no Youtube através do seu canal Relatos de Motocicleta.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *