Artista ilustra transtornos mentais como sendo monstros

Para se ter uma ideia, as condições de saúde mental afetam milhões de pessoas ao redor do mundo. E sem ajuda médica especializada, todo o tratamento se torna ainda mais difícil. No entanto, a popularidade de alguns distúrbios como depressão e TDAH tem feito com que mais e mais pessoas busquem ajuda. E se informem mais a respeito não tratando essas condições com algo a se esconder.

Para retratar a convivência das pessoas com esses transtornos, Sarah Ward e Phil Wall, que é o artista, resolveram criar a “Never Stay Dead”. Ela msitura imagens fofinhas com mensagens um pouco ofensivas e foi isso que a fez ficar tão popular. As produções vão além dos desenhos e também tem camisetas, cartões e livros.

Segundo Wall, o humor do seu trabalho pode mudar, porque ele gosta de se expressar nos desenhos que faz. E uma das séries da Never Stay Dead é de retratar transtornos como monstros. Ela começou em 2018 e continua até hoje. Wall desenha os transtornos mentais como monstros que acompanham as pessoas. É uma foram de ilustrar o que as pessoas que os tem passam todos os dias.

O artista tentou expressar os transtornos da forma mais inclusiva possível. Mas ele deixa claro que eles não são iguais para todas as pessoas. Wall não é um especialista no assunto e faz seus trabalhos de acordo com suas experiências e de pessoas que ele conhece. Mesmo assim, no Instagram da Never Stay Dead ele diz que a resposta à série de desenhos foi ótima no tratamento de um assunto tão complexo e diferente para cada um. Mostramos aqui alguns trabalhos dele. E para ver mais dos trabalhos do artista, é só ir no Instagram dele.

1 – Depressão

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (PAHO), é estimado que, no mundo todo, 300 milhões de pessoas sejam afetadas pela depressão. Ela se caracteriza por tristeza. sentimentos de culpa, perda de interesse ou prazer, mudança no sono e no apetite, falta de concentração e cansaço. E a depressão pode ser uma coisa de longa duração ou então algo recorrente.

2 – Ansiedade

O transtorno de ansiedade é caracterizado por sintomas muito maiores do que uma ansiedade normal. Esse “normal” pode estimular a pessoa a fazer alguma ação, se mexer. Enquanto que o excesso pode impedir qualquer reação.

Na ilustração de Wall, a ansiedade é um grande parasita, que se alimenta do medo e paralisa a pessoa. E para conseguir ilustrá-lo, ele ouviu histórias de experiências de pessoas que conhece. O artista sabe que é difícil captar todos os aspectos de um transtorno em apenas um desenho. Mas pelo menos abre uma discussão.

3 – Autismo

De acordo com a PAHO, o autismo é considerado um transtorno de desenvolvimento. Esse distúrbio atinge áreas da comunicação, linguagem e interação social.

4 – TDAH

Esse é o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, que é caracterizado por vários sintomas. Por exemplo, distração, inquietude e impulsividade.

5 – TOC

O transtorno obsessivo-compulsivo é representado por Wall com um monstro irritante, que prende a pessoa em uma repetição.

6 – Insônia

Wall representa a insônia como um fantasma que pode aparecer por causa de outras condições. Na ilustração, a pessoa está acorrentada ao fantasma, o que faz com que ela sinta o fantasma dentro do seu próprio corpo. A pessoa fica acordada de uma maneira inconfortável e cansada demais para fazer suas tarefas normalmente.

Wall explica que o corpo do fantasma é feito de estrelas de todos os sonhos que ele comeu. E ele arrasta um relógio pesado, porque as pessoas que sofrem com a insônia são lembradas constantemente do tempo perdido.

7 – Bipolar

O transtorno afetivo bipolar é na verdade episódios de mania e depressão separados por períodos de humor normal. Para representá-lo, Wall usou um monstro de duas cabeças com características opostas e os dois segurando os braços da pessoa. Eles seguram como se estivessem esperando para mudar de direção a qualquer momento.

Fonte: Fatos


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *