Bug do Android: por que esta foto está ‘quebrando’ vários smartphones?

Todos nós amamos imagens bonitas mostrando a exuberante natureza do nosso planeta, mas aparentemente essa imagem em específico, causou alguns problemas. Dezenas de usuários de smartphones com o sistema operacional Android estão relatando nas redes sociais que o uso de uma fotografia como papel de parede está provocando um bug em seus aparelhos.

Foto que bloqueia os celulares Android

A fotografia, como vimos, é de um lago com nuvens, pôr do sol ao fundo e árvores no primeiro plano.

Entre as marcas de aparelhos afetados estão Samsung e Google.

O bug faz com que as telas dos celulares liguem e desliguem de forma contínua. Em alguns casos, é preciso que o celular seja devolvido ao fabricante para que o problema seja consertado.

A Samsung disse que vai lançar um upgrade novo do seu aparelho no dia 11 de junho para lidar com o problema. A BBC contatou o Google, mas não recebeu nenhuma resposta ainda.

Um tweet com o problema foi retuitado e recebeu dezenas de likes. Várias pessoas comentaram ali que tiveram o mesmo problema.

“Alerta: nunca coloque esta foto como papel de parede, especialmente usuários de smartphones Samsung! Ele vai fazer seu telefone parar de funcionar! Não tente! Se alguém lhe enviar essa foto, por favor ignore”, postou o usuário @universeice, com a foto do lago.

O jornalista de tecnologia Bogdan Petrovan, do site Android Authority, disse que o bug não afetou seu aparelho Huawei 20 Pro, mas disse que fez seu Google Pixel 2 parar de funcionar.

“Depois de colocar a imagem em questão como papel de parede, o telefone parou de funcionar imediatamente. Ele tentou reiniciar, mas a tela ficava ligando e desligando constantemente, sendo impossível passar da tela de segurança”, disse ele.

Nem mesmo uma tentativa de reiniciar o aparelho em modo de segurança foi suficiente pra resolver o problema.

Sem motivo aparente

O problema parece estar afetando aparelhos que usam a versão 10, que é a mais recente do sistema operacional Android. A versão 11 estava para ser lançada esta semana, mas o lançamento foi cancelado devido a onda de protestos nos Estados Unidos.

Nenhum motivo oficial para a causa do bug foi divulgado pelos programadores do Android.

Dois especialistas da empresa de segurança Pen Test analisaram o bug a pedido da BBC.

“Na medida em que as fotos digitais foram melhorando de qualidade, os telefones passaram a checar o ‘espaço de cores’ de cada imagem para poder exibi-la adequadamente”, disseram os especialistas Ken Munro e Dave Lodge.

“É assim que um telefone descobre como deve exibir cada tom de verde, por exemplo. Há diferentes formas de definir o espaço de cores. É possível criar imagens que possuem informações de cores superiores à capacidade de alguns aparelhos de lidar com essa informação.”

“O que aconteceu aqui é que a forma como alguns telefones estão lidando com esses casos está errada. O telefone para de funcionar porque ele não sabe lidar com isso de forma correta, e os desenvolvedores do software provavelmente não imaginaram que isso fosse acontecer.

Foto: BBC


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *