Embalagens pequenas enganam para comermos ainda mais

Se você pensa que comprar ‘junk food’ em embalagens pequenas faz com que você coma menos, pense melhor, pois os marqueteiros sabem a verdade.

Dois estudos novos sobre marketing descobriram que algumas pessoas tendem a consumir mais calorias quando as porções e pacotes de junk food são menores. Algumas pessoas percebem os pacotes pequenos… veja só… como senso comida diet.

Para outros é apenas a tentação de pequenos pecados.

Já estão à venda

Os fabricantes estão lançando mais e mais produtos em pacotes menores. E nos últimos anos diversos produtos de marca, de salgadinhos a biscoitos e doces, estiveram lançando embalagens menores que promovem ter apenas 100 calorias. Em termos de vendas, a tática provou seu sucesso em estudos passados.

A estratégia pode parecer ilógica porque em muitos estudos anteriores as pessoas tendiam consumir mais quando recebiam mais. Em um teste de 2005, por exemplo, voluntários que receberam sanduíches de 30 cm comiam mais que aqueles que recebiam sanduíches menores.

Mas um dos novos estudos, coordenado por Rita Coelho do Vale, da Universidade Técnica de Lisboa, descobriu que as pessoas acreditam que os pacotes menores as ajudariam a “regular o consumo tentador hedônico”, mas na realidade seu consumo pode aumentar. Pacotes maiores, por outro lado, ligam a preocupação com comer em excesso, levando a comer menos.

Os participantes assistiram episódios do seriado “Friends” e pensavam que o estudo era sobre a avaliação de comerciais. Pacotes de batatas fritas de diferentes tamanhos foram oferecidos aos voluntários.

O resultado: Pacotes menores tinham maior chance de aumentar a tentação. “Porque eles são considerados prazeres inocentes, [os pacotes pequenos] podem acabar sendo pecados pequenos e sorrateiros”, concluíram os pesquisadores.

As descobertas foram detalhadas na edição de outubro de 2008 na revista científica Journal of Consumer Research.

Comida Diet?

Em outro estudo, Maura L. Scott, da Universidade de Kentucky juntamente com colegas da Universidade Estadual do Arizona, ambas nos EUA, avaliaram as percepções das pessoas e hábitos alimentares de M&Ms nos pacotes comuns e nos miniatura.

Os participantes foram separados em dois grupos: aqueles que comiam à vontade e os com restrições. Estranhamente os que comiam com restrições – basicamente pessoas que faziam dietas cronicamente – tendiam a consumir mais calorias dos mini-pacotes que os participantes do grupo dos que costumavam comer à vontade.

“Enquanto pessoas que se alimentam com restrições podem ser atraídas por alimentos menores em pacotes menores inicialmente, presumivelmente porque pensamos que estes produtos ajudam os consumidores com suas dietas, nossa pesquisa mostrou que quem come com restrições tende a comer mais destes alimentos do que elas fariam com alimentos [de tamanhos] normais”, os pesquisadores escreveram na mesma revista. [ScienceDailyLiveScience]

 

Via Hypescience 


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *