Mentalidade vitimista, reclamar de tudo sem fazer nada para mudar

Por Jennifer Delgado

Todos nós, em algum momento de nossas vidas, fomos vítimas de circunstâncias. Às vezes as coisas dão errado. Eles não saem conforme o planejado. A adversidade bate à nossa porta com uma insistência peculiar. Sonhos são quebrados. Soluções se tornam problemas …

Nesses momentos, todos reclamamos. Pensamos em nossa má sorte. Nas ironias do destino. Nós nos perguntamos por que isso aconteceu conosco. Sentimos pena de nós mesmos. É normal. Precisamos nos libertar dessa frustração e renegociar nossas esperanças de alinhá-las com a realidade. Mas então nos levantamos. Juntamos os pedaços quebrados e seguimos em frente.

Algumas pessoas, no entanto, ficam presas nesse ciclo de autocomiseração e acabam caindo na armadilha do vitimismo.

Lócus de controle externo, quando a culpa é dos outros

Todos passamos por momentos difíceis, enfrentamos perdas e crises, adoecemos e fracassamos, mas há pessoas que ficam presas nessas situações desenvolvendo uma visão sombria do mundo. Então eles se tornam vítimas de si mesmos.

Pessoas com mentalidade de vitimista reclamam constantemente de quão difíceis são suas vidas , mas se alguém lhes oferece soluções para mudar isso, elas apegam-se com unhas e dentes à sua longa lista de ” Sim, mas … “.

Elas são verdadeiras especialistas na busca de problemas para cada solução . E se apontarem essa atitude, provavelmente responderão dizendo que não somos capazes de entender o quão difícil tem sido a vida delas e adicionarão todo tipo de experiência para consolidar sua posição como vítimas.

Por trás da mentalidade vitimista há um lugar externo de controle . O lócus de controle são crenças sobre as causas de nossas experiências e os fatores aos quais atribuímos nosso sucesso ou fracasso.

Pessoas com um lócus de controle externo acreditam que não têm poder sobre suas vidas e atribuem seus sucessos ou falhas a fatores externos além de seu controle . Se o seu relacionamento acabar, elas culparão o seu parceiro. Se elas forem expulsas do trabalho, culparão o chefe. Se falharem em um projeto, culparão a sociedade.

Elas geralmente não fazem um exame de consciência ou se perguntam como contribuíram para o que aconteceu porque estão convencidas de que são vítimas. A responsabilidade não é sua. Elas acreditam que a vida está além de seu controle e que o mundo conspira contra elas, colocando os maiores obstáculos, os testes mais desafiadores e as mais terríveis desgraças.

Assim, elas acabam se convencendo de que “a vida é muito difícil “, que ” ninguém pode ser confiável ” porque ” todo mundo está contra mim ” ou que “o infortúnio está sempre chegando “. Frases que frequentemente pontuam suas conversas sugerindo um desamparo aprendido.

O desamparo aprendido ocorre quando essas pessoas estão convencidas de que não há mais sentido em lutar porque, o que quer que façam, elas não podem mudar as circunstâncias . Então elas se tornam meros espectadores de sua vida. Elas se sentam ao lado da estrada, criticando e lamentando o que está acontecendo com elas, sem levantar um dedo para tentar melhorar a situação.

Os benefícios inesperados da vitimização

Jogar as cartas da vítima pode trazer vantagens diferentes ou ganhos secundários que, de certa forma, reafirmam essa atitude em relação à vida e ao mundo.

Um dos principais benefícios da mentalidade vitimista é que essas pessoas não precisam se responsabilizar por nada, pois nada do que acontece é culpa delas. De fato, as crenças que sustentam a mentalidade vitimista podem atuar como um mecanismo de defesa que as protege da necessidade de se encarregarem de suas vidas e adotarem uma atitude proativa para superar obstáculos. Elas dão a desculpa para não brigarem e desistirem do lado negativo da vida.

Outro ganho secundário de vitimização se desenrola na esfera dos relacionamentos interpessoais. Aqueles que desempenham o papel de vítima geralmente geram tristeza e compaixão nos outros, sentimentos que podem ser usados ​​em proveito próprio para manipulá-los emocionalmente. Por isso,

Não é incomum que pessoas com uma mentalidade vitimizadora obriguem outras pessoas a orbitar em torno delas, fazendo com que se sintam culpadas e responsáveis ​​por seus cuidados e / ou proteção . Diferentes estudos também descobriram que, às vezes, essas pessoas passam de vítimas a agressoras, assumindo comportamentos passivo-agressivos com os quais manipulam e subjugam outras pessoas.

Outra vantagem do papel de vítima é que ele lhes dá o direito de reclamar e justificar seu tom de voz ou demandas excessivas . As pessoas com espírito de vítima costumam chamar atenção para suas tragédias para desculpar qualquer comportamento ou atitude que normalmente não permitiríamos. Dessa maneira, elas também minimizam nossos problemas, fazendo-nos relegá-los a segundo plano, porque eles não são tão importantes ou terríveis quanto os delas. E, aliás, elas nos fazem carregar seu pesado fardo emocional.

O lado mais sombrio da vitimização

Alimentar a mentalidade vitimizadora não é uma boa ideia. Pessoas com um fraco senso de controle correm um risco maior de desenvolver problemas de saúde porque se preocupam muito menos com elas mesmas, como descobriram os psicólogos da Universidade Brandeis . Elas também são mais propensas a problemas psicológicos como ansiedade e depressão .

A vítima acaba se tornando uma prisão da qual é muito difícil escapar. Essas pessoas costumam mastigar muito. Eles dão asas a pensamentos negativos . Elas se concentram demais em suas angústias e problemas, em vez de procurar soluções. Esse estado, repetido dia após dia, geralmente acaba afetando o equilíbrio emocional, portanto, não surpreende que relatem menos satisfação com a vida e pior desempenho .

Outro problema para aqueles que assumem o papel de vítimas é que elas podem atrair pessoas para suas vidas dispostas a tirar vantagem delas , em alguns casos até caindo em violência . Dessa maneira, fecham um mecanismo de autoalimentação: por um lado, os agressores procuram pessoas mais fracas e, por outro lado, a vítima não acredita que possa alcançar melhor.

Um estudo realizado na Universidade do Sul da Califórnia revelou que se considerar uma vítima após um trauma não é uma boa ideia. Depois de sofrer violência sexual, 11% das pessoas se viram como vítimas, enquanto 25% foram classificadas como sobreviventes. A diferença não é meramente terminológica. Esses psicólogos descobriram que aquelas que se identificaram como vítimas relataram mais emoções negativas, sintomas de depressão e menor autoestima do que aquelas que se consideravam “sobreviventes”.

Como desativar a mentalidade vitimista?

Entre as pessoas que desempenham o papel de vítima, geralmente há dor profunda, pessimismo, desesperança, medo e raiva . Muitas vezes, a dor está relacionada a trauma real, tragédia e abuso reais. Outras vezes, é o resultado de padrões e modelos aprendidos com os pais, que transmitiram a elas a visão sem esperança e hostil do mundo.

De qualquer forma, é muito difícil para a pessoa que assume a mentalidade de vítima perceber que está colocando uma corda no pescoço. Psicólogos da Universidade do Kansas descobriram que pessoas com um local externo de controle recebem menos críticas e correções quando estão erradas e tendem a encontrar desculpas para diminuir o impacto emocional negativo do fracasso e proteger sua autoestima. Essa atitude defensiva as prende em um ciclo pernicioso.

A boa notícia é que a vitimização não é uma sentença de prisão perpétua.

Devemos começar por reconhecer o diálogo interno . Se você tende a ver seus problemas como catástrofes, você faz uma tempestade em um copo de água e pensa que todos estão contra você, mas você pensa que não pode fazer nada, provavelmente tem o “modo vítima” ativado.

Você precisa sair desse sistema de auto-confirmação no qual cada crença parece ser uma prova irrefutável de outra. Se você acredita que as pessoas lhe darão as costas, você não confiará em ninguém e, portanto, nunca encontrará apoio real. O que você geralmente acredita acaba se tornando uma profecia auto-realizável.

Para questionar crenças que se reforçam mutuamente, você deve abandonar a necessidade de julgar. Quando você não sente vontade de se julgar como pessoa, poderá ver esses pensamentos objetivamente e perceber que são crenças desadaptativas que o prejudicam, impedem que você desenvolva seu potencial e o mantêm na zona de insatisfação e desilusão.

Abandonar a mentalidade vitimista não significa esquecer tudo o que aconteceu ou supor que nada aconteceu, trata-se de dar outro significado a esse passado, para que não continue a limitar seu presente e seu futuro. Trata-se de despir-se da identidade da vítima com a qual você se identificou por tanto tempo.

Para fazer isso, você precisa encontrar o potencial para desenvolver outra identidade . Você precisa reconhecer que o papel de vítima é apenas uma máscara através da qual você se relacionou com um mundo que pode ter sido hostil a você, mas que por trás dele esconde uma pessoa capaz de lutar e se encarregar de sua vida.

Pode não ser fácil. Crescer envolve confrontar. Lutar. Cair e se recuperar. Tomar decisões. E suportar as consequências. Mas isso é muito melhor do que sentar e assistir sua vida passar.

do site Yahoo.es

 

Via Pensar Contemporâneo


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *