Você já fez o impossível pra você mesmo?

Estava pensando sobre realização pessoal e me peguei tecendo teorias sobre realizações pessoais, apesar de parecerem a mesma coisa, da forma que pensei não são. Estou me referindo a realização pessoal no sentido mais amplo, aquela que viria depois de alcançar um objetivo de vida, logo, realizações pessoais seriam menores, coisa do dia a dia, as partes que fazem o todo de nossas vidas.
A verdade é sempre o que nós acreditamos que seja, e isso é normal, porém não é normal que questionemos se estamos certos e isso pode nos levar a uma postura conservadora em relação a nossos limites de forma geral. Quantas vezes você já deixou de fazer algo, por quê achou que não conseguiria? Mesmo sem ter tentado? Esses episódios ocorrem muito e normalmente não tem um base lógica ou uma experiência que justifique a negativa e isso quer dizer que estamos tendo uma vida aquém do que poderíamos por falta de cuidado. O ataque externo é esperado, mas um inimigo interno não, mesmo sendo muito mais nocivo. Ver em nós mesmos um opositor pode não ser usual, nem confortável, mas pode ser libertador. Entender o motivo dessa sabotagem pode fazer toda a diferença do mundo. O motivo de não ter ousado mais não deve apenas estar claro, mas entendido, de forma a compreender a validade dessas “regras” que muitas vezes nos impomos.
Por algum motivo, em algum momento aquilo tornou-se uma realidade para nós, algo impossível. Mas você já parou para analisar essas impossibilidades? Já chegou a si questionar se elas estão certas? Acredito que a chave está aí, investigar essas “verdades absolutas”, entender os porquês por trás delas, pois elas podem estar limitando sua vida e apequenando o que poderia ser muito mais.
O melhor então é buscar dentro de nós, ver com olhar crítico quantas dessas “verdades” são de verdade. Garanto que após essa devassa, muitas delas deixaram de fazer sombra para você. O mundo será bem mais convidativo aos seus projetos e com certeza será mais fácil fazer o que antes era impossível, pois essa palavra estará muito mais leve depois de posta à prova.

Milton Lavor

Acredito na força das ideias como forma de mudar o mundo. Estudante de Engenharia elétrica para potencializar as contribuições ao todo. Escritor, desenhista e pintor como resultado do que transborda. Servidor público como profissão e filosofia como paixão. Alguns detalhes escapam por falta de espaço.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *