Neurociência revela 3 segredos que o tornarão emocionalmente inteligente

Inteligencia emocional. Está em toda parte. Eles não vão calar a boca sobre isso.

 E, no entanto, ninguém parece ser capaz de explicar o que isso realmente significa ou como você a desenvolve.

Admita: você nem sabe o que é uma emoção.

A maioria das pessoas diria que uma emoção é um sentimento. E o que é um sentimento? Umm… uma emoção? Sim, bom trabalho, Capitão Circular.

E acontece que a pesquisa mais recente mostra que o pouco que sabemos sobre as emoções está realmente errado. E eu quero dizer muito errado.

Lisa Feldman Barrett é professora de psicologia na Northeastern University e atende no Hospital Geral de Massachusetts e na Harvard Medical School.

Seu novo livro, How Emotions Are Made: The Secret Life of the Brain, vira tudo o que você sabe sobre os sentimentos de cabeça para baixo.

Nós vamos aprender a verdadeira história por trás de como as emoções funcionam, por que elas são tão difíceis de lidar, e por que o segredo da inteligência emocional pode ser o dicionário Merriam-Webster.

Vamos ao trabalho…

Por que estamos errados sobre as emoções

Segredos da inteligência emocional

Suas emoções fundamentais são inatas e universais, certo? Todos nós temos uma caixa de giz de cera com o mesmo conjunto de cores: raiva, medo, felicidade, tristeza, etc.

E a pesquisa mais recente diz que está tudo errado.

O-o-o-o-o que ? Você me ouviu. Na verdade, algumas culturas não têm a caixa cheia de emoções.

As pessoas no Taiti não têm tristeza.

Sim, se você vivesse em uma linda ilha no Pacífico, provavelmente sentiria muito menos tristeza, mas as pessoas do Taiti literalmente não possuem essa emoção.

Do livro How Emotions Are Made: The Secret Life of the Brain:

Utka Eskimos não têm noção de “raiva”. Os taitianos não têm noção de “tristeza”. Este último item é muito difícil para os ocidentais aceitarem… a vida sem tristeza? Mesmo? Quando os taitianos estão em uma situação que um ocidental descreveria como triste, eles se sentem doentes, perturbados, fatigados ou sem entusiasmo, todos cobertos por seu termo mais amplo pe’ape’a.

E outras culturas têm cores que você e eu nunca vimos antes.

Do livro How Emotions Are Made: The Secret Life of the Brain:

  • Os noruegueses têm um conceito para uma alegria intensa de se apaixonar, chamando-o de “Foreshket”.
  • Gigil (filipino): o desejo de abraçar ou espremer algo insuportavelmente adorável.
  • O conceito de emoção japonesa “Arigata-meiwaku” é sentido quando alguém lhe fez um favor que você não queria, e que pode ter causado dificuldade para você, mas é necessário que você seja grato de qualquer forma.

Eu sei o que muitas pessoas estão pensando:

Você está trapaceando. Querer abraçar a Hello Kitty não é uma emoção real. E pe’ape-sei-lá-o-que é apenas outro nome para tristeza.

Mas isso é insistir que as emoções são inatas e universais. E a pesquisa mostra muito convincentemente que não são.

Do livro How Emotions Are Made: The Secret Life of the Brain:

No que diz respeito às emoções e ao sistema nervoso autônomo, quatro metanálises significativas foram conduzidas nas últimas duas décadas, com a maior abrangendo mais de 220 estudos de fisiologia e quase 22.000 indivíduos de teste. Nenhuma dessas quatro metanálises encontrou impressões digitais de emoção consistentes e específicas no corpo.

Não há uma caixa de giz de cera pronta. As emoções não são inatas ou universais. Elas são conceitos que aprendemos. E assim elas podem diferir de cultura para cultura.

Se você acha que pe’ape’a e tristeza são a mesma coisa, deixe-me fazer uma pergunta: você confundiria “arrependimento” com “mágoa”? Você confundiria “decepção” com “luto”?

Eu acho que não.

Você poderia chamar todas elas de “tristes”? Eu acho que sim… Mas isso seria remotamente preciso para você? Mais uma vez, duvido.

Você não se sente “Foreshket” pela mesma razão que você não fala norueguês: você nunca foi ensinado.

Do livro How Emotions Are Made: The Secret Life of the Brain:

Fago, litost e o resto não são emoções…para você. Isso porque você não conhece esses conceitos de emoção; as situações e objetivos associados não são importantes na cultura americana de classe média. Seu cérebro não pode emitir previsões baseadas em “Fago”, então o conceito não parece automático do jeito que a felicidade e a tristeza fazem com você…. Sim, fago, litost, e o resto são apenas palavras feitas por pessoas, mas também são “feliz”, “triste”, “com medo”, “bravo”, “revoltado” e “surpreso”.

Se você foi criado em algum lugar diferente, você pode sentir algo diferente.

As emoções variam entre as pessoas (você “fervilha” quando sente raiva ou quebra uma mobília?). E elas variam dramaticamente entre as culturas.

Mas se você só tem conceitos de “raiva”, “felicidade” e “tristeza”, então isso é tudo o que você vai ver.

Muitas vezes nós escolhemos esses conceitos apenas de viver em uma cultura, outros somos ensinados explicitamente como crianças. E eles são transmitidos de uma pessoa para outra, de uma geração para outra.

Quando experimentamos uma sensação, um conceito de emoção é acionado como uma memória e construído pelo cérebro. É quase imediato e você não tem consciência do processo.

Do livro How Emotions Are Made: The Secret Life of the Brain:

Senti tristeza naquele momento porque, tendo crescido em certa cultura, aprendi há muito tempo que “tristeza” é algo que pode ocorrer quando certos sentimentos corporais coincidem com uma perda terrível. Usando pedaços de experiências passadas, como meu conhecimento de tiroteios e minha tristeza anterior sobre eles, meu cérebro previu rapidamente o que meu corpo deveria fazer para lidar com tal tragédia. Suas previsões causaram meu coração batendo, meu rosto vermelho e nós no meu estômago. Eles me orientaram a chorar, uma ação que acalmaria meu sistema nervoso. E eles tornaram as sensações resultantes significativas como um exemplo de tristeza. Dessa maneira, meu cérebro construiu minha experiência de emoção.

Então agora você sabe como as emoções funcionam. E isso nos leva a como podemos desenvolver essa fabulosa “inteligência emocional” que todo mundo fica falando.

Então, qual é o primeiro passo?

1. Inteligência emocional começa com granularidade emocional

Segredos da inteligência emocional

É um grande eufemismo dizer que, se os únicos conceitos de emoção que você reconhece são “eu me sinto bem” e “eu me sinto mal”, você não será muito inteligente emocionalmente.

Eu vejo vermelho, azul e verde. Um decorador de interiores vê pervinca, salmão, sálvia, magenta e ciano. (E essa é apenas uma das muitas razões pelas quais você não quer que eu decore sua casa.)

Quanto mais tempo você dedicar para distinguir as emoções que você sente, para reconhecê-las como distintas e diferentes, mais emocionalmente inteligente você se tornará.

Isso é chamado de “granularidade emocional”.

Do livro How Emotions Are Made: The Secret Life of the Brain:

Então, uma chave para inteligência emocional é ganhar novos conceitos de emoção e aprimorar os seus existentes.

Semelhante ao decorador de interiores, as pessoas emocionalmente inteligentes não dizem “me sinto bem”. Eles distinguem entre feliz, extático, alegre e maravilhoso.

Eles são como os enófilos das emoções: essa tristeza é agridoce, com notas delicadas de desânimo e um sabor residual de arrependimento persistente.

Do livro How Emotions Are Made: The Secret Life of the Brain:

…se você pudesse distinguir significados mais sutis dentro de “maravilhoso” (feliz, contente, emocionado, relaxado, alegre, esperançoso, inspirado, orgulhoso, adorador, grato, feliz…), e cinquenta tons de “horrível” (irritado, agravado, alarmado, rancoroso, mal-humorado, arrependido, sombrio, mortificado, inquieto, temeroso, ressentido, com medo, invejoso, lamentável, melancólico…), seu cérebro teria muito mais opções para prever, categorizar e perceber emoções, fornecendo a você as ferramentas para respostas mais flexíveis e funcionais.

E as pessoas que não se calam sobre a importância da inteligência emocional estão certas. Ter menor granularidade

Do livro How Emotions Are Made: The Secret Life of the Brain:

As pessoas que têm transtorno depressivo maior, transtorno de ansiedade social, transtornos alimentares, transtornos do espectro do autismo, transtorno de personalidade limítrofe, ou que apenas experimentam mais ansiedade e sentimentos depressivos tendem a exibir menor granularidade para emoções negativas.

Mais importante, quando você é capaz de discernir o que você está sentindo, você é capaz de fazer algo construtivo para lidar com os problemas que os causam.

Se o único conceito de emoção negativa que você tem é “eu me sinto mal”, você vai ter dificuldade em se sentir melhor.

Então você vai recorrer a métodos de enfrentamento ineficazes como, hum, uísque.

Mas se você é capaz de distinguir o mais específico “eu me sinto sozinho” de apenas “me sinto mal”, você é capaz de lidar com o problema: você liga para um amigo.

E ter um nível mais alto de granularidade emocional leva a coisas boas na vida.

Do livro How Emotions Are Made: The Secret Life of the Brain:

Maior granularidade emocional tem outros benefícios para uma vida satisfatória. Em uma coleção de estudos científicos, as pessoas que conseguiam distinguir perfeitamente seus sentimentos desagradáveis – aqueles “cinquenta tons de horrível” – eram 30% mais flexíveis ao regular suas emoções, menos propensas a beber excessivamente quando estressadas e menos propensas a retaliar agressivamente contra alguém que os feriu.

Ok, então você está dedicando tempo para distinguir seus sentimentos. Você está indo de faixa branca “me sinto mal” a faixa preta “eu estou consumido por tédio”. Ótimo.

Como você leva isso ao próximo nível?

2. Inteligência emocional está no dicionário

Segredos da inteligência emocional

Não quero dizer que você possa encontrar a expressão “inteligência emocional” no dicionário. Bem, sim, você pode, mas não é isso que eu quero dizer.

Quero dizer, um dicionário pode realmente ajudá-lo a desenvolver inteligência emocional.

Se você não sabe o que significa “tédio”, você não será capaz de distingui-lo. Aprender mais palavras emocionais é a chave para reconhecer conceitos de emoções mais sutis.

Do livro How Emotions Are Made: The Secret Life of the Brain:

Você provavelmente nunca pensou em aprender palavras como um caminho para uma saúde emocional maior, mas isso vem diretamente da neurociência da construção. Palavras semeiam seus conceitos, conceitos impulsionam suas previsões, previsões regulam seu orçamento corporal e seu orçamento corporal determina como você se sente. Portanto, quanto mais refinado for seu vocabulário, mais precisamente seu cérebro preditivo poderá calibrar seu orçamento para as necessidades do seu corpo. Na verdade, as pessoas que exibem maior granularidade emocional vão ao médico com menos frequência, usam medicamentos com menos frequência e passam menos dias hospitalizados por doença.

Agora, ser um campeão de palavras cruzadas, por si só, não necessariamente torna você emocionalmente inteligente.

Você ainda precisa se sentar com suas emoções e dedicar tempo para distingui-las e rotulá-las.

Então você está com raiva, furioso ou só irritado? Reconheça suas emoções. Faça os sentimentos distintos.

Mas e se o dicionário não estiver dando certo? E se nenhuma palavra faz justiça a algo que você sente regularmente?

Sem problemas. As emoções não são inatas. Elas são conceitos.

E isso significa algo muito, muito legal: você pode criar a sua própria…

3. Crie novas emoções

Segredos da inteligência emocional

Eu sei, parece loucura. Mas Lisa Feldman Barrett diz que esta é outra excelente maneira de aumentar a inteligência emocional.

E não é tão difícil quanto você pensa.

Já se sentiu “fora” ou apenas “desligado”?

Você tinha sensações, mas nenhum conceito que “encaixasse” nelas. Então o seu cérebro encolheu os ombros e jogou na pilha “miscelânea”.

Então dê um nome a esses sentimentos. Que medo que você sente no domingo à noite sabendo que você precisa ir trabalhar amanhã? “Dominguite”.

Ou aquela coisa especial que você sente pelo seu parceiro? “Paixorama”.

Essas são sensações únicas. Dê a elas uma emoção. Aprenda a distingui-las das outras formas de medo ou euforia.

Sim, pode parecer um pouco bobo no começo, mas não deixe que isso o impeça.

No Japão eles têm “age-otori” – “a sensação de parecer pior depois de um corte de cabelo”. Todos nós já sentimos isso. Apenas precisou um gênio emocionalmente inteligente para dar um nome.

Seja esse gênio.

E se você quiser torná-la mais real: compartilhe a emoção com alguém. Diga ao seu parceiro o nome desse sentimento único. Talvez eles também sintam isso.

Felicidade e tristeza e até mesmo “age-otori” são conceitos construídos. Eles se tornam reais porque concordamos eles com os outros.

Os dólares são apenas retângulos de papel verde – até que todos concordemos que eles têm valor.

Adicione novas cores à sua caixa de giz de cera emocional e você poderá desenhar uma vida emocional melhor para si e para os outros.

Tudo bem, aprendemos muito sobre inteligência emocional. Ou esperteza emocional. Ou gênio emocional. (Ei, as palavras importam. Faça distinções.)

Vamos resumir tudo e descobrir a melhor maneira de começar…

Resumo

Veja como ser mais inteligente emocionalmente:

  • Emoções são conceitos: elas não são inatas ou universais. Elas são aprendidas.
  • Inteligência emocional começa com granularidade emocional: se o seu médico voltou com um diagnóstico de “você está doente”, você processaria o charlatão por negligência. Os médicos precisam ser capazes de distinguir entre “cancro” e “câncer”. E você precisa saber a diferença entre “triste” e “solitário”.
  • Inteligência emocional está no dicionário: você não pode sentir Fremdschämen se você não sabe o que é. Portanto, aprenda novas palavras emocionais para que você possa sentir novas emoções e aumentar sua granularidade emocional.
  • Crie novas emoções: Todos nós poderíamos ter um pouco mais de “paixorama” em nossas vidas. Nomeie esses sentimentos sem nome que você tem e compartilhe com os outros para torná-los reais.

Eu posto neste blog semanalmente. Eu não perdi uma semana nos oito anos em que este blog existe. Mas eu não postei nada novo em um mês.

Porque eu tenho lidado com algumas emoções muito nojentas.

Para todos os que me procuraram, agradeço de coração.

Os detalhes de como tenho me sentido são de pouca importância. Mas a emoção que estou sentindo agora pode ser de alguma utilidade para você: eu me sinto “gratificanoso”.

Sim, essa é a minha nova emoção. Porque apenas “grato” não é suficiente.

Grato é como você se sente quando alguém lhe empresta um dólar. Gratificanoso tem admiração. É quando você recebe ajuda que não esperava. Em níveis que você não achava que eram possíveis.

E de pessoas que, francamente, você se irrita com uma regularidade assustadora.

Gratificanoso também tem esperança e otimismo em sua receita de uma forma que “grato” não tem. O corretor automático não gosta muito, mas funciona muito bem para mim.

Eu compartilhei com você. Isso torna real.

Qual é a emoção que descreve como você se sente em torno das pessoas mais próximas a você?

Não responda com uma palavra. Eu quero um conceito. Uma constelação de sentimentos. Dê um nome.

Compartilhe este post com essas pessoas e conte a elas sua nova emoção. A maneira totalmente original que eles fazem você se sentir. Espero que se torne uma palavra que você use regularmente.

Emoções são fugazes. Mas elas são inevitáveis e são as mais humanas de todas as coisas.

Elas não são universais; são arbitrárias. Mas se sentimos profundamente e compartilharmos com os outros, nada nesta vida é mais real.


William Candaten

Gaúcho de apartamento, graduado em Educação Física e estudante de Nutrição, aficionado por ciências humanas e biológicas. Curioso e preguiçoso, pesquisa tudo que ouve e não sabe, exceto se for cair na prova.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *