Deu ruim para quem é da marmita: 5 alimentos que não devem ser reaquecidos

Em tempos de marmitas a todo vapor, tendemos a acreditar que todo e qualquer alimento pode ser reaquecido e consumido normalmente. Na verdade, não é bem assim que as coisas funcionam, e alguns simplesmente não devem ser requentados ou precisam de atenção extra nessa hora. Descubra a seguir que alimentos são esses:

1 – Frango

Aves em geral têm determinadas quantidades de salmonela, assim como seus ovos. Para quem costuma reaquecer frango no micro-ondas, fica o alerta: o alimento requentado nesse tipo de forno não se esquenta por inteiro, o que significa que algumas partes ficam quentes antes de outras. No caso do frango, o conselho é virar os pedaços de carne de tempos em tempos, para que todo o alimento fique realmente quente.

Em relação aos outros tipos de carne, o frango tem muito mais proteína, e proteína reaquecida é algo que pode provocar desconfortos estomacais.

2 – Arroz

A questão aqui tem mais relação com o armazenamento do arroz. Se ele fica em temperatura ambiente, pode produzir substâncias tóxicas, que nos causam problemas intestinais. Depois de cozido, deixe que ele esfrie em temperatura ambiente e, em seguida, guarde-o em um pote fechado na geladeira.

3 – Batatas

De novo, aqui é mais importante prestar atenção na forma como se armazena o alimento. Se deixada por muito tempo em temperatura ambiente, a batata pode originar o crescimento da bactéria Clostridium botulinum, responsável pelo botulismo. Geladeira nela!

4 – Cogumelos

Se não forem armazenados adequadamente e levados ao refrigerador, cogumelos são propícios a uma rápida proliferação de bactérias. Detalhe: depois de cozidos, cogumelos só podem ser reaquecidos no período de até 24 horas.

5 – Espinafre e outros vegetais

Dependendo de onde o espinafre e outras folhas verdes são cultivados, é possível que elas tenham alta concentração de nitratos, que podem se transformar em nitritos e, então, em nitrosamina, uma substância cancerígena.

Essa mesma substância pode dar início à chamada “síndrome do bebê azul”, que faz com que crianças tenham problemas sanguíneos. A dica é: não reaqueça espinafre e folhas verdes.

Fonte: Megacurioso


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *