Vídeo em slow motion mostra como a tatuagem funciona

Tatuagens podem ser lindas depois de prontas, porém o momento de criação não é  lá muito bonito, a verdade é que o processo de injeção de tinta (sim, porque é exatamente isso que é uma tatuagem) envolve sangue e perfurações. Ou seja, pode doer muito.

Para revelar como é o processo, Destin Sandlin, apresentador do programa Smarter EveryDay, foi a um estúdio de tattoos e mostrou, com muito zoom e em câmera lenta, a ciência da tatuagem. Se você não fala inglês e/ou só quer ver a “ação”, pule para os 3 minutos e 11 segundos do vídeo.

As tatuagens podem ser feitas com uma ou mais agulhas, que perfuram de cima a baixo a pele entre 50 e 3.000 vezes por minuto. As agulhas se movimentam através de um circuito que conecta bobinas eletromagnéticas a um pedal parecido com o de uma máquina de costura. O campo eletromagnético empurra a agulha para a fora e a puxa de volta. Como no gif abaixo:

ugh_3

O que faz a tinta permanecer na pele o fato de que a agulha com tinta penetra a epiderme – a parte superficial da pele – e deposita a tinta na derme, a camada embaixo da epiderme, que possui vasos sanguíneos e nervos.

A cada picada da agulha é uma nova ferida, à qual o corpo reage iniciando um processo inflamatório. Isso significa que o corpo vai enviar células do sistema imune para o local da ferida, e células especiais chamadas macrófagos vão ‘comer’ a tinta pra tentar limpar a inflamação causada por ela. A sobra acaba sendo absorvida por células chamadas fibroblastos, que ficam na derme para sempre.


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *